Brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As estatísticas apresentam que a tendência ao envelhecimento é global e que a maioria dos efeitos degenerativos do envelhecimento é devido ao sedentarismo, imobilidade e desadaptação social.
Essesfatores negativos advem de imposições sócio culturais em uma proporção muito maior do que a incapacidade funcional.
No Brasil, a população total cresce numa taxa de 2,5 % ao ano e a taxa de idoso a 5% ao ano.
Nas ultimas três décadas, a população brasileira vem envelhecendo em ritmo mais acelerado devido, principalmente, a rapidez com que declinam as taxas de fecundidade.
Com o aumento dasobre vida da população, ressalta-se a importância de garantir aos idosos não apenas maior longevidade, mas felicidade, qualidade de vida e satisfação pessoal, este é o desafio para garantir uma qualidadede vida a essa população, não somente viver mais, mas viver com qualidade.
A qualidade de vida pode ser desenvolvida em diferentes aspectos do cotidiano, em relação aos parâmetros: sócio-ambientaiscomo, moradia, transportes, segurança, saúde trabalho, educação, lazer meio ambiente.
E hereditariamente, hábitos alimentares, controle de estresse, atividade física e comportamento preventivo.
OTermo terceira idade, é uma denominação muito genérica e aminente a um fator pessoal: cada um envelhece de acordo com sua historia, sua cultura, suas experiências, seu estado de espírito, seu podersócio econômico, e principalmente, de acordo com a velocidade do declínio de suas funções fisiológicas.
Os idosos são na verdade jovens ocupando corpos envelhecidos e enfrentando problemas físicoscausados pela perda da vitalidade, observam-se deficiência especificas e debilitadoras, como por exemplo, a perda da visão e da agilidade motora.
O sedentarismo no idoso, advém muitas vezes de imposiçõessócio-culturais, mas do que de uma incapacidade funcional.
Estudos têm demonstrado as contribuições positivas de programas de atividades físicas na melhoria geral da aptidão física e funcional dos...
tracking img