Brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é o maior país da América do Sul e da região da América latina, sendo o quinto maior do mundo em área territorial (equivalente a 47% do territóriosul-americano) e população (com mais de 192 milhões de habitantes). É o único país falante da língua portuguesa na América e o maior país lusófono do planeta, além de ser uma das nações maismulticulturais e etnicamente diversas, em decorrência da forte imigração oriunda de variados cantos do mundo.

Delimitado pelo oceano Atlântico a leste, o Brasil tem um litoral de 7 491 km. É limitado anorte pela Venezuela, Guiana, Suriname e pelo departamento ultramarino francês da Guiana Francesa; a noroeste pela Colômbia; a oeste pela Bolívia e Peru; a sudoeste pela Argentina e Paraguai e ao sulpelo Uruguai. Vários arquipélagos formam parte do território brasileiro, como Fernando de Noronha (o único destes habitado), Atol das Rocas, Arquipélago de São Pedro e São Paulo e Trindade e Martim Vaz.O país faz fronteira com todos os outros países sul-americanos, exceto Equador e Chile.

O Brasil foi descoberto pelos europeus em 1500, por uma expedição portuguesa liderada por Pedro ÁlvaresCabral. O território atual do país, até então habitado por indígenas, a partir daí torna-se uma colônia do império ultramarino português. Em 1815 se torna um reino unido com Portugal. O vínculo colonialfoi, de fato, quebrado em 1808, quando a capital do reino foi transferida de Lisboa para o Rio de Janeiro, depois de tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte invadirem Portugal. Aindependência do país, proclamada por Dom Pedro I — o primeiro imperador do Brasil —, se deu em 1822. Inicialmente independente como Império, período no qual foi uma monarquia constitucional parlamentarista, oBrasil se tornou uma república em 1889, através de um golpe militar chefiado pelo marechal Deodoro da Fonseca — o primeiro presidente do Brasil —, embora a legislatura bicameral, agora chamada de...
tracking img