Brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Conceito de Ambiente Organizacional
Podemos resumir Ambiente Organizacional como sendo tudo o que envolve uma dada organização, tanto interna quanto externamente.
Daft (2002, p.122) define Ambiente Organizacional como: “Todos os elementos que existem fora dos limites da organização e que têm o poder de afetá-la como um todo ou parte dela”. Nesta mesma linha, Mintzberg (1995, p.139) entendeque “o ambiente compreende virtualmente tudo de fora da organização – sua tecnologia (o conhecimento básico que ela deve extrair), a natureza de seus produtos, os clientes e competidores, a localização geográfica, o clima econômico, político, e mesmo o meteorológico, nos quais deve operar, e assim por diante.”
Acreditamos que estas visões se completam com a perspectiva do ambiente interno àorganização, já que há uma interação constante entre o meio e a organização, que é formada por pessoas que interagem, influenciam e são influenciadas por este ambiente.
Almeida (1994) entende que o ambiente de uma empresa é um conjunto de variáveis que influencia o seu desempenho e a empresa pouco ou nada pode fazer para alterá-lo. Para Mintzberg et al. (2000), o ambiente é um conjunto de forças queinteragem e interferem na dinâmica organizacional – é o elemento central no processo de pensar a organização do ponto de vista da estratégia, e deve ser considerado em sua interação com a empresa.
É do ambiente externo que as empresas obtêm os recursos e informações necessários para sua operação e funcionamento, e é para este ambiente que devolvem o produto de suas operações – as organizações não sesituam no vácuo: interagem com o ambiente e seu resultado depende da qualidade desta interação.
As organizações são, portanto, sistemas abertos em constante interação com o ambiente. Este ambiente pode ser dividido em:
(i) ambiente geral (macroambiente), constituído de um conjunto amplo e complexo de variáveis externas (tecnológicas, políticas, econômicas, legislativas, sociais, demográficas eecológicas) que envolvem e influenciam de maneira difusa todas as empresas; e
(ii) (ii) ambiente de tarefa, que é o meio ambiente específico da empresa, fornecendo as entradas ou insumos de recursos e informações, bem como a colocação e distribuição de suas saídas ou resultados – corresponde ao segmento do ambiente geral mais imediato e próximo da empresa. É constituído por variáveis(consumidores ou usuários, fornecedores, concorrentes e grupos regulamentadores) como outras empresas, instituições, grupos e indivíduos com os quais uma determinada empresa mantém interface e entra em interação direta para poder operar.
Para os autores Certo & Peter (1993), o ambiente organizacional é fator primordial para se executar uma análise ambiental de forma eficiente e efetiva, Deste ambiente e,mais especificamente, do que denominam “ambiente geral” fazem parte: variáveis econômicas, que indicam como os recursos são distribuídos e usados, como, por exemplo, a taxa de inflação, a produtividade, tributos e receita dos consumidores; variável social, que descreve as características da sociedade na qual a organização existe; variável política, que descreve elementos que estão relacionados àobrigação governamental; variável legal, que consiste da legislação aprovada e descreve regras ou leis que se devem seguir; variável tecnológica, que descreve novos procedimentos e equipamentos.
No ambiente operacional, os autores mencionam:
(i) componente cliente, com suas características e comportamento;
(ii) componente concorrência, com os quais a organização concorre por recursos (fator chave);(iii) componente mão-de-obra, que interfere no ambiente em função de: sua disponibilidade para realizar as tarefas, conhecimento, treinamento, idade, faixa desejada de salário, desejo de trabalhar;
(iv) componente fornecedor, com todas as complexidades envolvidas;
(v) componente internacional, que envolve todas as implicações internacionais das operações organizacionais (leis, práticas...
tracking img