Brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
São-nos mostrados que as cidades contempladas com a industrialização no país eram as que estavam mais adiantadas no seu crescimento urbano, crescimento que surgirá antes mesmo da presença industrial, mas, tais cidades ainda não tinham um modelo metropolitano no seu panorama. Essas, ainda, mostravam na sua essência a cultura colonial que eram lhes empregada.
Os autores trazem para o leitor ascondições ideias que propiciaram aos centros urbanos o investimento do capital industrial. Estamos falando da concentração de atividades econômicas que faz uma ligação com a criação de bases de serviços para a circulação e a distribuição das mercadorias industriais. Serviços como de transportes e energia elétricas estão em pauta para as necessidades exigidas pelas indústrias. As cidades é uma boabase de geração de renda, pois, a população que produz é a “mesma” que consome; o trabalho assalariado é uma das vertentes do capitalismo, sendo encontrado em grande massa nas cidades que estão em crescimento, chegando a gerar, assim, um “exército industrial de reserva” com o inchaço populacional.
Influência nos centro urbano, esse é mais um dos impactos gerados nas cidades em que a indústriachegou. Mas tais influências já eram sentidos – mesmos com menos impacto – durante o período cafeeiro. Com a industrialização “o capital financeiro chegou a dominar todas as demais atividades econômicas, ele passou também a determinar toda a expansão urbana, desde aspectos econômicos até sócio-políticos e culturais.” (p.167). Podemos observa que durante as ultimas três décadas do séc. XIX no Brasilhouve um grande crescimento populacional e melhorias na urbanização das cidades e, consequentemente no da população. Era uma consequência de um desenvolvimento de forças produtivas economicamente que surgia com as academias que servira de instrução para a vida profissionalizante.
Fernando Foot e Victor Leonardi adentram sobre os principais polos industriais do país. Aonde temos uma analise feitosobre as cidades da região sul do Brasil, tendo umas ressalvas com cidades oriundas do nordeste e do norte (as principais em centros urbanos em desenvolvimentos da sua região). Tendo esse grande aglomerado na região sul do país, os autores ressaltam sobre as dificuldades que impediram a descentralização da indústria no Brasil. Aonde, mesmo sendo do interesse da burguesia industrial queocorresse tal investimento a nível nacional, os altos impostos interestaduais – problemas que ainda assola o país nos dias de hoje – fora o grande obstáculo para “à formação de um mercado nacional de manufaturado.” (p.170).
Fator de suma importância que está colocado para o leitor é sobre O espaço industrial aonde temos o surgimento de centros urbanos polarizados em torno das indústrias. Os autores alémde trazer alguns exemplos dessa polarização aqui no Brasil, os mesmos dizem que isso também era comum acontecer na Europa. É colocado ainda que tais núcleos – principalmente no Brasil – mostra a desigualdade do crescimento fabril no país, culminando a incapacidade da burguesia industrial em articular com outras regiões para expandir o mercado a nível nacional. A construção das indústriastorna-se bem interessante ao mostra que estas possuíam em sua arquitetura aspectos físicos que induziam o homem a uma extensa hora de jornada de trabalho.
No que diz respeito sobre as Condições de trabalho no Brasil, observamos que a arquitetura industrial está totalmente interligada com tais condições dos assalariados, aonde o comparativo com os cárceres de presídios e todas as exigências que eramsubmetidas os mesmos pelas fábricas relatam as péssimas condições em que os trabalhadores eram colocados. Para dar mais ênfase na abordagem os autores analisam sobre a questão da mais-valia (produto fabril) sobre a excedente jornada de trabalho. Jornada que fora reivindicada pelos trabalhadores (dentro das fábricas esses trabalhadores eram compostos por homens, mulheres e crianças).
Com o aumento...
tracking img