Brasil e suas diversidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Brasil e suas diversidades

O Brasil é um país de grandes miscigenações e diversas culturas, onde durante toda a sua história podemos observar grandes acontecimentos e evoluções. Discriminação, preconceito ou homofobia - aversão irreprimível – em um país como o Brasil, chega a ser contraditório, pois todos nós somos diferentes.

A mulher ao longo dos séculos foi conquistando o seuespaço no mundo, os seus direitos e sua liberdade de expressão, não foi uma luta fácil hoje em dia essas lutas são geralmente esquecidas pela a nossa sociedade, onde ainda podemos ver homens maltratando-as e não dando o devido valor que elas têm.

A mulher hoje é diferente daquela submissa do século passado, daquela que vivia somente para o lar e para o marido. A mulher de hoje éguerreira corre atrás dos seus sonhos e objetivos e ainda mantém uma casa e uma vida familiar organizada.

Há grandes números de mulheres que ainda não conseguem ser inseridas no mercado de trabalho, ou quando são, recebem menos, sendo assim desvalorizado o trabalho feminino. Muitas vezes analisamos que a mulher tem um jeito diferente de trabalhar, pois ela analisa cada detalhe então a chance doerro é menor.

Observamos muito, certa discriminação com as mulheres no transito, quando os homens dizem que elas não sabem dirigir, mas é ai que eles se enganam, pois as mulheres são mais cautelosas. Há algum tempo atrás a taxa das empresas seguradoras eram mais baixas para as mulheres, pois elas sempre tiveram mais cuidado com o automóvel e os acidentes que sofriam eram mais leves. Comisso a Corte Européia sob a alegação de que a cobrança de valores diferentes é contrária ao princípio da igualdade de gênero.

Assim mesmo, falta muita coisa que deve ser feita para que as discriminações sejam abolidas do seio da sociedade e, em especial, do sistema capitalista que tem o objetivo de explorar o ser humano em demanda de migalhas que tenham por objetivo acumular e concentrar ocapital de um sistema explorador. As discriminações são visivelmente exacerbadas, pois quando se trata das mulheres, as complexidades são maiores, tendo em vista a própria desorganização delas, a sujeição em perceber remunerações de fome, dadas as condições de pobres e frágeis, a Lei do capitalismo que incita a uma opressão do companheiro sobre a sua companheira. Um trecho extraído do livroMemórias de Economia de Luiz Gonzaga de Sousa, que fiz questão de compartilhar com vocês, pois aborda sobre estas discriminações.

Ter preconceito e discriminação hoje em dia é falta de conhecimento e não ter entendimento do quanto as coisas e as pessoas evoluem. O mundo gira e as pessoas mudam não de lugar, não de princípios, mas de idéias de modo de agir e pensar. Ver o mundo com novos olhos.Esta aversão irreprimível – homofobia - que tanto aflige as pessoas, tem sido cada dia mais preocupante, pois as pessoas têm medo daquilo que elas são por dentro, descontando assim naquele que se aceita que se admite perante toda a sociedade. Muitas vezes o acontece é que as pessoas têm medo do que o próximo irá falar, tem medo de como serão vistos. E assim essa pessoa viverá com este medoate o dia em que ela perceber que a sociedade, as pessoas em si, podem ate comentar, ridicularizarem, por algum tempo, mas logo esquecerão ou ate mesmo aceitarão.

Podemos ainda observar em nossa sociedade a diferença entre negros e brancos, um ponto que chega ser assustador, pois a cor ou a raça não faz de ninguém diferente, a não ser a cultura e olhe lá. Pois muitas coisas da culturabrasileira vieram da mistura de povos indígenas, brancos e negros.

Observamos uma discriminação oculta, nas cotas para negros em algumas universidades, isso faz com que a idéia de que o negro é diferente, de que ele não tem capacidade. Deveria ser repensado sobre estas cotas, pois ate muitos que são negros não querem aproveitar, pois sabem que depois podem sofrer certa discriminação....
tracking img