Brasil e oea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Brasil na OEA e G20

Aluno: Arthur Henrique
Professora: Ericka
Escola: Adventista
Data: 12/04
Introdução
OEA:
A Organização dos Estados Americanos é o principal foro deconcertação política do hemisfério e o eixo de gravitação do sistema interamericano. Seus Estados-Membros conformam uma das principais vertentes da política externa brasileira, e nisto consiste suaimportância para o Brasil.
Os princípios historicamente defendidos e observados pela diplomacia brasileira na OEA são a autodeterminação, a não-intervenção, a solução pacífica de controvérsias e onão uso da força. Ademais, a atuação do Brasil há muito privilegia a promoção da democracia, da paz e do desenvolvimento.
O Brasil reconhece que a OEA, que já teve à frente de seuSecretariado-Geral um brasileiro, o Embaixador Baena Soares, ocupa posição de destaque para tratar regionalmente desses problemas e, nesse contexto, participa atentamente das discussões em torno de itens relevantesda agenda interamericana.
G20:
No final da V Conferência Ministerial em Cancun da OMC em setembro de 2003, houve a iniciativa de se formar um grupo de países em desenvolvimento com o objetivo dealinhar seus interesses principalmente no que tange ao comércio agrícola mundial e os meios para transpor os obstáculos impostos pelos países desenvolvidos. O nome dado ao grupo foi G-20 eatualmente os países membro são: África do Sul, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, China, Cuba, Egito, Filipinas, Guatemala, Índia, Indonésia, México, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Tailândia, Tanzânia,Uruguai, Venezuela, e Zimbábue. A principal preocupação do grupo é o comércio agrícola mundial em que estão inseridos juntos com os Estados Unidos e os membros da União Européia. A questão a serrespondida é: se fosse formada uma coalizão de livre comércio entre os países do G-20, será que haveria um aumento no poder de barganha principalmente nas negociações com os EUA e a União Européia? ...
tracking img