Brasil: uma democracia disfarçada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Brasil: uma democracia disfarçada
Por Amilton da Silva Gomes¹
Se recorrermos a qualquer dicionário da língua portuguesa em buscado significado da palavra democracia, encontraremos o seguinte: democracia 1. Governo do povo; soberania popular. 2. Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e dadistribuição equitativa do poder. Desse modo, entende-se que, num sistema democrático, é o povo quem detém o poder. Isso, é claro, na teoria, pois, na prática não ocorre assim.
Foi em Atenas que apareceuesse sistema de governo chamado democracia. Hoje, muitos países se dizem democráticos, inclusive o Brasil. Porém, na nossa suposta democracia, não temos, por exemplo, a liberdade de votar se quisermos,ou melhor, aqui em nosso país, votar não constitui uma ação facultativa; se assim fosse, não correríamos o risco de sermos punidos com multas; sermos impedidos de participar de concursos públicos, sópara citar alguns exemplos. Então, eu me pergunto: onde se encontram os princípios democráticos brasileiros?
Nos Estados Unidos, por exemplo, o voto é facultativo. Lá, as pessoas realmente viveminseridas em uma democracia, pelo menos no que diz respeito às eleições. Não digo com isso que esse país seja o único exemplo de democracia; não, não é isso; existem outros, mas cito este por umaquestão de ele ser uma referência mundial.
Assim como no Brasil, em Atenas, a democracia não era algo tão justo. Só aqueles que eram considerados cidadãos tomavam parte nas decisões políticas (somente 10%da população ateniense); escravos não considerados cidadãos, apesar de pagarem impostos. Mas, felizmente, todos os brasileiros são considerados cidadãos. Nisso não há injustiça. A maior injustiça, paramim, é o fato de, no Brasil, o voto não ser facultativo para todos. Se bem que existem algumas pessoas que são liberadas desta obrigação democrática, pois votam se quiserem. Estão livres desta...
tracking img