Brasil sua Cultura, migracoes e interculturalidade, segundo vaior autores.

1174 palavras 5 páginas
Migrações
Cultura
Interculturidade
Autor

R.Laraia

“Antropólogo”
Un conceito Antropológico
Laraia não trata sobre a migração no Brasil. Ele narra sobre diferentes povos mas em seus respectivos lugares.
Trata se refere à “Espécie Humana” conformada por uma unidade biológica e cultural, devido a sua anatomia física, relativismo cultural, comportamentos e hábitos. O lugar de origem não define o reagir de uma cultura posto que diferentes grupos num mesmo lugar reagem diferente. Diz também que o homem é possuidor de inteligência e evolui pelo aprendizado devido á sua capacidade de aprender e sobreviver.

Laraia fala de diferentes culturas, não de interculturalidade em geral.
Tylor

Concorda com Laraia mas, inclui os estágios do processo evolutivo do ser humano como: um conjunto complexo de conhecimentos, crenças, leis, artes, moral etc., que se aprendem e não são inatas do homem.

Lock

Para Locke o homem tem a capacidade ilimitada de obter conhecimento, possui cultura, é dador de cultura por ser um ser pensante.

Boris Fausto
“Historiador”
O Brasil colonial
O vídeo apresenta diferentes migrações desde O Brasil Colônia ano 1500 passando por diferentes ciclos econômicos do pais. Migraram para o Brasil os portugueses, africanos, franceses, holandeses entre outros. Todos deixaram muitas mudanças entre os povoadores indígenas explorados e os portugueses exploradores e resto dos europeus migrantes.
B. Fausto relata como a cultura foi mudando segundo o convívio dos portugueses com as indígenas em primeiro momento, depois com as levas de escravos e o cruzamento racial entre estes e as negras como também dos indígenas com os negros, diz que a cultura foi se conformando com o correr do tempo. Mas, a cultura no Brasil já existia com os nativos, o que foi conformando-se foi a nova cultura miscigenada. A dos europeus com suas artes, idioma, comidas e religião que impuseram para os nativos.
B. Fausto relata desde o começo do vídeo a

Relacionados