Brasil sec xx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM MURTINHO
ROBERT 28 3° “B”

HISTÓRIA

PONTA PORÃ
2012
Atividades da página 48- 8 e 10
8- Elabore um texto sobre a modernização das cidades brasileiras no iníciode séc. XX, apresentando a principais características desse processo.
Entre 1890 até 1990 o Brasil alcançou um grande desenvolvimento econômico e estrutural, logo no início do século foramrealizadas varias obras e reformas nos grades centros do Brasil na época, praticamente todo esse desenvolvimento foi inspirado nos países europeus. Os meios de transporte evoluíram mais, foraminstalados bondes elétricos para economizar o tempo de transporte, e como aquele era o período da chamada Belle Époque, ocorreu o aparecimento dos primeiros automóveis no país, o surgimento dosaparelhos de como o telefone e o telégrafo facilitavam a comunicação com outras nações, em consequência aumentou a importação de produtos domésticos e outros objetos que influenciariam muito noestilo de vida do país.
10- Apresente um resumo sobre os seguintes movimentos populares ocorridos na primeira república.
a) Guerra de canudos.
Foi a revolta de um grupo de sertanejos que nãoaceitavam a doutrina republicana pois o rendimento e das famílias não seria suficiente para garantir a subsistência desses povos uma vez que a republica cobraria impostos desses povos.
b) Guerra docontestado
A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916,numa região rica em erva-mate e madeira disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.
c) Revolta da chibata
Foi um protesto feito pelos marinheiros, que quando cometiamalgum erro eram castigados com 25 chibatadas. Eles queriam acabar com essa tortura, então eles mandaram um comunicado para o presidente pedindo o fim da tortura e melhorias na alimentação.
tracking img