Brasil Republican1

2258 palavras 10 páginas
Brasil Republicano.

O Estado Novo
- Em 10 de novembro de 1937 (mesmo dia do golpe do Estado Novo), Vargas apresentou a nova Constituição.
- Vargas governava por meio de “decretos-leis”, através da “Polaca” (carta que instaurava o Estado Novo)
- A nova Constituição estabelecia: eleições diretas (para governar os estados, interventores eram nomeados pelo presidente), proibia greves e suspendia os direitos individuais.
- Foi decretada a extinção de todos os partidos políticos. Integralistas que haviam apoiado o golpe de 37 se revoltaram e atacaram o Palácio da Guanabara em 1938.
- 1939: criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Suas produções exaltavam o nacionalismo, as conquistas trabalhistas, o progresso industrial e as características pessoais do presidente. Além de organizar comemorações cívicas (como 1º de Maio e 7 de setembro). Cria a “Hora do Brasil”, para divulgar os feitos do governo, enquanto a polícia política instaurou o terror. Era transmitido diária e obrigatoriamente em todas as emissoras brasileiras. O DIP ainda era responsável pela censura à imprensa e às manifestações culturais.

As Indústrias de Base
- O Estado populista, centralizador e intervencionista, foi também planejador e investidor. Com o objetivo de alavancar o desenvolvimento econômico brasileiro.
- Os incentivos à industrialização alcançaram resultados expressivos, com crescimento de 125%. Empréstimos facilitados aos industriais, tarifas alfandegárias protecionistas, diminuição de impostos sobre a atividade industrial.
- A originalidade do projeto de Vargas estava no estímulo às indústrias de base, como a siderúrgica.
- Em 1941 foi criada a Companhia Siderúrgica Nacional. Em 1942, a Companhia do Vale do Rio Doce.
- Hidrelétrica de Paulo Afonso foi construída no Rio São Francisco.
O Brasil na Segunda Guerra
- Vargas tentou manter o país neutro durante a Segunda Guerra, mantendo

Relacionados