Brasil privatizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O Trabalho vai abordar o assunto da privatização de grandes empresas, o quanto o País rouba e desvia dinheiro com o intuito de ‘ melhorar’ o nosso Estado. Muitas vezes foram ditos que as privatizações seriam para o bem do País, mas do jeito que os governantes do Brasil fazem, só aumentam as dividam e nunca atingem lucro. Esse processo até deu certo em alguns lugares do mundo, porém ojeito de vender as empresas foram diferente. E ainda fala sobre as empresas Estatais, que os governantes faziam gerar os lucros e omitiam o quanto era o real proveito que eles tinham. Quando eram vendidas as empresas vendiam a preço de ‘banana’. As estatais quebram tendo que ser vendidas para empresas e virando privatizadas.

O governo venda baratíssimo ou pode doar
Antes de vender asempresas telefônicas, o governo investiu 21 bilhões de reais neste setor, e em dois anos e meio vendeu tudo por uma “entrada” de 8,8 bilhões de reais mais ou menos. Na venda do Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj) o “comprador” pagou apenas 330 milhões de reais, sendo que um pouco antes o governo pegou um empréstimo dez vezes maior de 3,3 bilhões, para poder pagar direitos dos trabalhadores.Assim é a privatização brasileira: o governo financia a compra no leilão, vende em longo prazo e ainda financia os investimentos que precisam ser feitos.

Promessas e fatos
Estamos acostumados a ver por ai, pessoas reclamando de serviços prestados por telefonia, altas taxas de impostos pelos pedágios, apagões, ou bancos que fecham agencias em cidades onde era o único para atender a população. Jápodemos ver que privatização no Brasil, não é para beneficiar a população, e sim para gerar altos lucros para quem compra estas estatais, sendo elas multinacionais ou não. Mas segundo o governo estas vendas serviriam para atrair dólares, reduzindo a dívida exterior do Brasil e “salvando” o real, e viria também a reduzir a divida interna, mas é totalmente ao contrário, pois o governo “engole” asdividas das estatais vendidas, aumentando a divida interna, e empresas que “compraram” estatais não usaram capital próprio, mas, tomam empréstimos lá fora para fechar os negócios, aumentando a divida externa. Dizia-se a população que a privatização traria preços mais baixos ao consumidor, enganação, pois o governo garantiu aos “compradores” que eles deveriam ter um reajusto todos os anos, de acordocom a inflação. Qualidade de serviço foi outra mentira do governo, que dizia que seriam aplicadas multas, a empresas que não cumprisse o que eram estabelecidos nos contratos.

Por que é tão fácil as privatizadas lucrarem
Primeiro pelas tarifas e preços, reajustes de até 500% antes da privatização, e até de última hora, demissões em massa sendo que esta é o governo que paga as indenizações,engoliu dividas o governo pagou dividas que deveriam ser pagas pelos “compradores”, no fundo de pensão que a empresa oferece aos seus funcionários quem fica com a divida é o governo, eles também pagam menos impostos de renda pegam os prejuízos e acumulando no balanço do ano, dinheiro em caixa que os compradores recebem de mão beijada, venda a prestação e com juros baixíssimos, moedas pobres queeram títulos antigos do governo que valiam até 50%.

O governo não tinha outro caminho?
A privatização inglesa foi totalmente diferente, pois o governo incentivou a população a comprar ações, criando premiação, na Itália o governo devolvia o dinheiro com juros ao comprador caso houvesse queda na bolsa de valores. Já aqui no Brasil no governo implantou as privatizações a preço baixo, financiou os“compradores”, sempre dizendo que não tinha outros caminhos, mas como a população deixou que o direito público fosse investido nessas privatizações, os meios de comunicação foram fortes aliados.

As contas falsas
O governo insiste que a união e os estados arrecadaram 68,7 bilhões de reais com a venda das estatais, até dezembro de 1998, e é preciso ainda somar outros 16,5 bilhões esse valor,...
tracking img