Brasil no contexto da ii guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Brasil no contexto da II Guerra Mundial
Preparação da Guerra
Os conflitos originados pelo Tratado de Versalhes culminaram pelo totalitarismo nazi-fascista, que se consolidaram com o fracasso da Liga das Nações. Em 1934 a Alemanha quebra a cláusula do Tratado de Versalhes com o retorno do serviço militar e da força aérea, e ocupa a Renânia em 1936. O Japão estava em conflito com a UniãoSoviética, e se uniu aos alemães e italianos, que já haviam testado seus armamentos na Guerra Civil Espanhola, formando o eixo Alemanha-Itália-Japão. Em 1937 os 3 países assinam o pacto anti komintern, contra a difusão do comunismo, e a Alemanha anexa a Áustria.
Em 1938, na Conferência de Munique, Inglaterra e França entregam os Sudetos aos nazistas e, em troca, os o governo alemão comprometia-se a nãorealizar novas expansões. Em 1939, Hitler assina com Stálin o pacto de não agressão nazisoviético.
O desenvolvimento do Conflito
Em 1/09/1939, Hitler invade a Polônia. Inglaterra e França reagem dando início a 2 ª GM. Em 1940, as tropas alemãs iniciaram a Blitzkrieg (ataques maciços com o uso de veículos blindados, da aviação e de navios de guerra). O avanço militar nazista foi culminante:Dinamarca, Noruega, Países Baixos e Bélgica foram ocupados. Em 1941 Hitler traiu o pacto de não agressão e marchou sobre a União Soviética, e o Japão ataca Pearl Harbor. Até o início de 1942, Ale, Ita e Jap dominaram a guerra, mas pós a Batalha de Stalingrado, a situação se inverteu.
6/06/1944: Dia D, Aliados (Fra, Ing, URSS) começam a corrida para Berlim.
Em abril de 45, Berlim é tomada e Hitler sesuicida. No Pacífico, EUA lança bomba atômica em Hiroxima e Nagasáqui.
Balanço da Guerra
A grande herança deixada pela 2ª GM foi a Guerra Fria. Antes mesmo do fim da guerra, as potências firmaram acordos sobre seu encerramento.
Conferência de Teerã (Nov/1943): foram estabelecidas as fronteiras soviéticas, propostas de paz, e organização do desembarque na Normandia (Dia D).
Conferência deYalta (Fev/1945): decidem-se as principais punições da Ale e a criação da ONU, instituição que teria o objetivo de manter a paz mundial, desenvolver a cooperação entre os povos e arbitrar conflitos em diversos âmbitos internacionais.
Conferência de Potsdam (Jul/1945): organização do tribunal de Nurembergue, para julgamento dos nazistas, e divisão da Alemanha e Berlim em 4 zonas de ocupação.
A ONUobteve relativo sucesso, embora não tenha conseguido solucionar satisfatoriamente os grandes conflitos internacionais nas décadas seguintes a Segunda Guerra Mundial.
A Europa nos primeiros anos do pós-guerra
Os países tendiam a alinhar-se a um ou outro pólo de poder, fixando a bipolarização do mundo. Os EUA despontaram como um Estado superior em recursos materiais, financeiros e tecnológicos. AIugoslávia foi primeiro país a instalar uma democracia popular (comunista), sob o comando de Tito. A autonomia do regime de Tito desagradou Stálin, que rompeu com a Iugoslávia em 1950, que adota uma postura de neutralidade em relação ao conflito leste-oeste. Os EUA financiaram a reconstrução da Europa, através do Plano Marshall.
A Era Vargas
O Governo Provisório (1930-34)
Getúlio Vargas assumeo governo provisório após a Revolução de 30. Getúlio assume e nomeia tenentistas para o cargo de interventores estaduais, revoga a constituição de 1891 e governa por decretos-lei.
Nos primeiros anos no poder, Vargas alertou para a possibilidade de criar benefícios e até leis favoráveis aos trabalhadores, mas pouco poderia ser feito sem os cafeicultores, que ainda eram o grupo econômico maispoderoso do país. Visando o apoio dos cafeicultores, Vargas promoveu a compra e a estocagem do café a partir de fevereiro de 1931 (o produto estava desvalorizado por causa da crise de 29). Após a crise do café, inaugurou-se um novo modelo econômico, de industrialização por substituição de importações. A Oligarquia cafeeira paulistas, insatisfeita com seu interventor a com a reduzida participação no...
tracking img