Brasil, laboratório racial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - (UECE)
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS - (CESA)
CURSO: SERVIÇO SOCIAL - (DIURNO)
DISCIPLINA: FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL
PROFESSOR: JOSE ZAIRO

Sandyelle Barros da Silva

BRASIL: LABORATÓRIO RACIAL

FORTALEZA, CE.
2011
[pic]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - (UECE)
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS - (CESA)
CURSO: SERVIÇOSOCIAL - (DIURNO)
DISCIPLINA: FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL
PROFESSOR: JOSE ZAIRO

BRASIL: LABORATÓRIO RACIAL

Trabalho apresentado à disciplina de Formação Sócio-Histórica do Brasil do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará, para obtenção de nota parcial.

FORTALEZA, CE.
2011
Introdução
A variedade das relações raciaisexistentes no Brasil serve de modelo para muitos outros povos, onde a discriminação racial é gravíssima e de extrema importância (como o nazismo alemão, ou o preconceito que marca a África do Sul).
Porém, um dos motivos da discriminação racial no Brasil ser assunto de menor importância, é porque os negros têm um nível sócio-econômico médio tão baixo que se encontram longe das classes deonde poderiam vir a sofrer as mais sérias manifestações discriminativas.
Portanto, o mecanismo “natural” de isolamento e o fato do preconceito não tomar aspectos graves, torna-o implícito, pois na verdade ele existe. Esta pequena obra dará uma visão analítica geral das relações raciais no Brasil.

1. O Brasil não foi descoberto em 1500.
Na verdade, os portugueses nãodescobriram o Brasil, há evidências de que navegadores espanhóis haviam tocado as costas brasileiras antes de Cabral. Mesmo assim, estes já encontraram a terra habitada.
Estes povos, que foram os verdadeiros descobridores da terra que chamamos de Brasil, vieram do norte e, provavelmente, do oeste, ocupando o território lentamente. Eles construíram sociedades que apresentavam sistema degoverno, religiões, línguas e tradições. Portanto, seria melhor dizermos que o Brasil foi revelado à Europa em 1500.

2. A versão dada no diário oficial.
Dois anos depois de Vasco da Gama ter descoberto um caminho marítimo, uma tropa com 1200 homens partiu de Lisboa com o fim aparente de apenas dirigir-se às Índias. Após um mês e meio de viagem a esquadra veio tocar as costasbrasileiras, no sul da Bahia, pois se desviou, em direção oeste, de uma área com condições capazes de retardar a viagem.
Ao fazerem a exploração da terra, descobriu-se que ela já estava habitada. Mesmo assim, o comandante da esquadra determinou que aquela “ilha” passava a ser propriedade de Portugal. Levaram a Portugal uma carta de Caminha, descrevendo o território “descoberto” e três habitantesdessa terra.
Depois, outras expedições se seguiram com o fim de conhecer melhor o litoral e ocupar e a terra. Desse modo, formaram-se os primeiros núcleos de brancos:
degredados, marinheiros, soldados, náufragos, funcionários de feitorias e traficantes de pau-brasil (conhecidos pelo nome de “brasileiros”). Teve início a miscigenação entre caucasóides e mulheres da terra, com onascimento dos primeiros mamelucos.

3. Quem disse que todo brasileiro é ocidental?
A mistura dos europeus com os índios não permite que sejamos completamente ocidentais. Visto que, atualmente, não há mais dúvidas de que os índios, que foram chamados assim porque os “descobridores” acreditavam ter chegado às Índias, têm origem asiática.

4. Nossos avós esquimós e nosso primo Gengiskan.Ainda acerca dos povos que primeiramente ocuparam a América, acredita-se que nem todos os grupos tenham seguido a rota do estreito de Bering, mas que houve povos que atravessaram os oceanos Pacífico e Atlântico.

5. Português: o liquidificador internacional das “raças”.
Segundo Mendes Corrêa, viviam na Lusitânia, talvez mesmo antes de 7000 a.C., algumas tribos “selvagens,...
tracking img