BRASIL: ESTADO OLIGÁRQUICO, ESTADO DESENVOLVIMENTISTA E ESTADO NEOLIBERAL

A República no Brasil coincide com a democratização dos Estados liberais. Entretanto as características do Estado Brasileiro neste período foram mais que um simulacro dos regimes liberais-democráticos da Europa. Por isto, este período foi classificadocomo República Oligárquica.
Na Primeira República brasileira a maior parte dos presidentes eram de São Paulo (produtores de café) ou de Minas Gerais (produtores de leite). Este período foi dominado por um Estado Oligárquico e nesta época foi marcante a influencia dos grande fazendeiros na política e na sociedade (muitos deles eramchamados de coronéis).
Com a República acabou o voto censitário e foi instituído o voto masculino para maiores de 21 anos. Entretanto, mulheres, analfabetos, padres e soldados não tinham direito ao voto. Nem 10% da população tinha direito ao voto visto que era alto o número de analfabetos.
A base da economia brasileira no iníciodo período republicano continuava a ser a produção agrícola para a exportação. O principal produto era o café e desta forma, seus produtores gozavam de grande poder econômico e político.
A economia brasileira era essencialmente agrícola e 70% da população em atividade trabalhava na agricultura. Assim, os coronéis tinham em suasfazendas um grande número de trabalhadores que precisavam da ajuda dele. O coronel criava uma dependência pessoal dos trabalhadores em relação a si próprio. Sua influência também estava nas cidades. Em troca destes favores, o coronel exigia que as pessoas votassem nos candidatos indicados por ele. Quem se recusasse a votar podiasofrer diversas formas de violência. Como naquela época o voto era aberto ficava fácil o coronel controlar o voto do eleitor que ficou conhecido como “voto de cabresto”. Também eram comuns a prática de fraudes para garantir a vitória nas eleições.
Os coronéis elegiam o governador do estado que retribuía destinando verbas [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Brasil: estado oligárquico, estado desenvolvimentista e estado neoliberal. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Brasil-Estado-Olig%C3%A1rquico-Estado-Desenvolvimentista-e/209119.html

MLA

"Brasil: estado oligárquico, estado desenvolvimentista e estado neoliberal" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Brasil-Estado-Olig%C3%A1rquico-Estado-Desenvolvimentista-e/209119.html>.

MLA 7

"Brasil: estado oligárquico, estado desenvolvimentista e estado neoliberal." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Brasil-Estado-Olig%C3%A1rquico-Estado-Desenvolvimentista-e/209119.html>.

CHICAGO

"Brasil: estado oligárquico, estado desenvolvimentista e estado neoliberal." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Brasil-Estado-Olig%C3%A1rquico-Estado-Desenvolvimentista-e/209119.html.