brasil emperial

808 palavras 4 páginas
Brasil Imperial é um período da história brasileira entre 7 de setembro de 1822 (Independência do Brasil) e 15 de novembro de 1889 (Proclamação da República). Neste período, o Brasil foi governado por dois monarcas: D. Pedro I e D. Pedro II. A Era Mauá é determinada pelas ações do Barão de Mauá, político e industrial brasileiro, no intuito de acelerar o cenário industrial do País. O segundo reinado foi uma época de grande progresso cultural e industrial, com o crescimento e a consolidação da nação brasileira como um país independente, e como importante membro entre as nações americanas. Denota-se nesta época a solidificação do exército e da marinha, culminando na Guerra do Paraguai em 1870, e mudanças profundas na situação social, como a gradativa liberdade dos escravos negros e o incentivo de imigração para a força de trabalho brasileira.

Brasil Imperial
Brasil Imperial é o período da História Brasileira iniciado com a Independência do Brasil em 7 de Setembro de 1822. O Brasil deixou de ser colônia portuguesa para se tornar uma nação independente.

A Independência do Brasil aconteceu não da forma como muitos brasileiros da época queriam. O Brasil continuou a ser governado por um membro da família real portuguesa.

Dom Pedro foi coroado como Imperador e Defensor Perpétuo do Brasil. Para continuar como Imperador do Brasil, Dom Pedro I teve que renunciar ao trono português.

Na epóca, muitos esperavam que aqui fosse instalado um governo republicano. Na verdade o que aconteceu foi a criação de um governo monárquico governado por um imperador mão de ferro.

A primeira constituição do Brasil dividiu o poder do Império em legislativo, executivo e judiciário, mas isso nada valia pois todas as decisões desses poderes tinham que ser aprovados pelo poder Moderador, exercido pelo Imperador.

A forma autoritária com que D. Pedro I governou o Brasil fez com que o mesmo perdesse o controle do império. Revoltas começaram a surgi por todo o país. As províncias

Relacionados