Brasil,do período colonial ao contemporaneo

Páginas: 10 (2426 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL -2º SEMESTRE

Adeilton Conceição- RA 2324290267
Angela Cristina Sant Anna- RA 2321371074
Patrícia de Sant Anna- RA 2321373534

BRASIL, DO PERÍODOCOLONIAL AO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Desafio de Aprendizagem
Formação Econômica, Política e Social do Brasil
Tutor à distância: Maria Edilene Xavier Rocha Garcia
Tutor Presencial:Ana AparecidaPolo SP - Brigadeiro
Setembro de 2011

INTRODUÇÃO

A questão social no Brasil remonta desde o seu “descobrimento”. Este trabalho tem como objetivo analisar a história social do país, desde o período colonial até o Brasil contemporâneo. A retomada histórica se faz necessária, pois entendemos que não há como compreender a sociedade atual se nãoconhecermos o seu início.

O Período Colonial

Nesse período vamos tratar da inadequação de expressões como “O Brasil foi descoberto pelos portugueses”, das relações e convívio ,assim como desigualdades , existentes entre os colonizadores e os povos indígenas.

Portugal rumou para o Brasil, pois além do espírito aventureiro, tinha recursos financeiros e conhecimentos técnicos denavegação. Contava, ainda, com a excelente localização geográfica – tanto de Portugal como do Brasil o que levou Pedro Álvares Cabral a lançar-se no Atlântico, em uma embarcação leve, mas eficiente, chamada caravela, de onde avistou a chamada “terra brasílica”, na costa da Bahia.
Na verdade não houve o descobrimento do Brasil, pois quando as caravelas aqui chegaram, as terras já eramhabitadas por milhares de nativos, que foram massacrados pelos portugueses. Assim sendo, Portugal não descobriu o Brasil, Portugal o encontrou e o colonizou.
A chegada foi surpreendente, contudo as relações foram trágicas. Os nativos, denominados de índios pelos portugueses foram expulsos de suas terras, escravizados , além de mortos por doenças trazidas pelos colonizadores.
A finalidade dePortugal era a de expandir a economia da colônia e para tanto passa a investir na produção da cana de açúcar, contudo era necessária a mão-de-obra o que levou a escravidão dos índios, que acostumados a plantar e caçar apenas para sobrevivência não se adequavam ao tipo de trabalho imposto pelos colonizadores., motivo este que levou a muitas fugas e mortes deixando um rastro de destruição e levandoao desaparecimento de muitos povos nativos.
A relação estabelecida entre portugueses e índios foi, no mínimo estranha para as duas partes. Povos de mundos e culturas diferentes.
Entre os povos indígenas não havia classes sociais , todos tinham os mesmos direitos e mereciam o mesmo tratamento,contudo ,por parte dos colonizadores era exatamente o contrário- dominante e dominado.Os portugueses se sentiam superiores aos índios e,portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço.Acreditavam que a cultura indígena era inferior e grosseira, motivo da catequização que aos poucos fez com que os índios fossem perdendo sua cultura e também sua identidade.
Este domínio invasor se reflete também nos dias de hoje.,conforme matéria publicada no Jornal do Brasil–edição de 19.04.2011 cujo título é : Governo brasileiro ainda trata a questão indígena como problema.Segundo Saulo Feitosa “a questão da política indigenista é um problema desde a construção do Estado brasileiro.Isso já dificulta a elaboração e a construção dessas políticas.Além disso, temos uma visão colonialista, que embora tenha sofrido algumas alterações, ainda subsiste”.
Acredito que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O brasil do período colonial ao brasil contemporâneo do governo lula.
  • Economia no período colonial no Brasil
  • Brasil Período Colonial
  • Periodo pré-colonial do brasil
  • Periodo pre colonial no brasil
  • Educação no brasil
  • Periodo colonial no brasil
  • PERIODO COLONIAL E IMPERIAL NO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!