Brasil:do nacionalismo ao liberalismo econômico

Páginas: 6 (1279 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

brasil:do nacionalismo ao liberalismo econômico

2008

brasil: do nacionalismo ao liberalismo econômico

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina História.Orientador: Prof. Gleiton Lima

2008

INTRODUÇÃO

Os anos de 1951-1960 foram marcados por questões sociais, políiticas e econômicas infuenciadas pelos movimentos ideológicos, tais como:Nacionalismo, Liberalismo e o Populismo. O principal objetivo dos governantes nesse período foi firmar uma aliança com os E.U.A, que após a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria havia se tornado umaSuperpotência.
No período varguista há o fortalecimento da classe operária que passa a reivindicar do governo a garantia de melhores condições de vida e trabalho. Em 1961 é criada a Política Externa Independente que se constitui num vínculo diplomático de interesse nacional e que chega ao fim em 1964 com o Golpe Militar.

DESENVOLVIMENTO

O quadro político, econômico esocial do Brasil entre os anos de 1951-1964 sofreu influência do Nacionalismo( movimento ideológico originário do século XVIII, que representa uma política de autodeterminação econômica-política deum país), do Liberalismo ( filosofia política que visa limitar o poder político, defendendo os direitos individuais ) e do Populismo ( prática política que visa pôr o povo de forma geral no centro detoda ação política com a finalidade de conseguir seus próprios interesse políticos e econômicos.
Nesses mesmos anos a política externa brasileria manifestou novas características, que apesar de se evidenciiarem em governos diferentes( Getulio Vargas, Juscelino Kubistschek, Jânio Quadrios e João Goulart) apresentaram semelhanças entre si. Durante a metade do século XX incluiu o Brasilno contexto hemisférico, onde a principal preocupação era a relação com os E.U.A.
Nos governos de Vargas e Juscelino acreditava-se que o Brasil poderia alcançar uma aliança privilegiada com os E.U.A ( devido à sua colaboração durante a Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria), mas o novo perfil sócio-político da sociedade brasileira e o desenvolvimento econômico ( que apontava ocrescimento da urbanização, industrialização e das classes operárias) deram novos rumos à política externa do país.
O período varguista foi caracterizado por uma política nacionalista ( voltada para o capital interno). Durante seu primeiro mandato, usou a política externa como recurso para fazer avançar a industrialização do país, através da redefinição da economia brasilleira. Vargastentou um acordo nacionalista com os E.U.A que consistia em apoiar o país em troca de ajuda para o desenvolvimento econômico brasileiro, gerando uma multilateralização das relações exteriores do país.
Com a industrialização, a classe operária urbana se fortalece e como resultado de várias reivindicações ( não como iniciativa própria de Getulio Vargas) conseguem várias vitórias,como:Carteira Profissional, férias remuneradas, salário mínimo (criado por Vargas em 1940 para garantir a sustentabilidade do trabalhador) entre outras. Ainda está relacionado ao perído varguista o superávil comercial, com crescimento econômico de 7%. Em 1953 o aumento da inflação e do custo de vida afetam a classe média e a classe operária.
Em 1954, os trabalhadores começam areinvindicar um aumento salarial e boatos afirmam que Goulart( então Ministro do Trabalho) atenderia as reivindicações concedendo um aumento de 100% ao sálario mínimo, o que não agradou a classe dos militares. No mesmo ano, no dia 1º de maio, Vargas anuncia o novo sálario mínimo, nas condições que João Goulart supostamente havia proposto ( aumento de 100 %). Apesar do sucesso da notícia, houve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O nacionalismo econômico
  • Liberalismo economico
  • Liberalismo economico
  • Liberalismo econômico
  • Liberalismo econômico
  • Nacionalismo x liberalismo
  • Liberalismo econômico
  • liberalismo economico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!