Brasil: do descobrimento ao fim da colônia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Portugal, como o pioneiro nas Grandes Navegações, tinha o objetivo de consolidar o domínio sobre o Oriente ao atingir a Ásia através do contorno da África. Durante expedição comandada por PedroÁlvares Cabral, o caminho foi desviado e em abril de 1500 foi avistada uma nova terra, vinda a ser chamada de Brasil.
Por 30 anos a nova terra foi “abandonada” por Portugal, já que não oferecia comércio oumetais preciosos. Durante esse período foram enviadas apenas algumas expedições para explorar o território e para proteger a costa de estrangeiros, como os franceses. A única riqueza comercialexplorada nessa fase foi o pau-brasil.
Portugal decide, então, colonizar o Brasil, dividindo-o em 14 Capitanias Hereditárias, distribuindo-as para 12 donatários, que tinha autoridade máxima dentro de suaCapitania. Esse sistema foi adquirido visto que a metrópole não tinha condições financeiras para arcar com as despesas administrativas. Já que apenas duas Capitanias prosperaram, foi instalado oGoverno Geral, que, além de criar as câmaras municipais, centralizava a administração e coordenava a ação dos donatários.
Com a decisão de colonizar o Brasil e dele retirar lucros, Portugal resolvesustentar a empresa colonial com a produção açucareira, realizada no modelo de plantation e marcada pela presença holandesa nos investimentos, transporte, refinação e distribuição. O Nordeste foi aprincipal região durante a economia açucareira.
Com a morte de D. Henrique e terminada a dinastia de Avis, Portugal fica sob o domínio Espanhol, fato conhecido com União Ibérica, consequentemente todas ascolônias de Portugal passam a ser da Espanha, inclusive o Brasil.
Ao mesmo tempo em que realiza a União Peninsular, a Espanha está em guerra com os holandeses, decretando o embargo ao comércio holandêsnos portos portugueses e brasileiros. Os holandeses resolvem então, invadir o Brasil para se apropriar do comércio perdido. O conde Mauricio de Nassau foi nomeado para governar o Brasil Holandês....
tracking img