Brasil: contextos e atualidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BRASIL: CONTEXTOS E ATUALIDADES
Na grande imprensa, entre os temas da vida brasileira que vêm recebendo maior cobertura recentemente, está a construção da Usina de Belo Monte, na Amazônia. Essa e outras usinas hidrelétricas projetadas para Região Norte são fundamentais à continuidade e à aceleração do crescimento da economia do país, nos próximos anos e décadas. Mas, a construção dehidrelétricas não está livre de polêmicas sobre seus riscos ambientais e sociais. Uma dessas polêmicas passa pela questão dos riscos que essas grandes obras podem trazer para as populações indígenas da Amazônia.
Com base nas informações contidas no texto 2 de nosso intrucional, escreva um texto caracterizando a questão dos povos indígenas no Brasil e as relações que essa questão tem com a temática ambientale com o desenvolvimento da Amazônia.
Seu texto deverá apresentar:

INTRODUÇÃO:
O processo de aceitação do índio à sociedade, já houve barreiras mais drásticas (colônia), do que os tempos modernos, aliás, os dados atuais supunha um crescimento populacional indígena no Brasil de forma constante nos últimos anos, mais que a média nacional. Isso quer dizer que os grupos de certa forma estãobuscando uma maior convivência com a sociedade evitando menos conflitos de relacionamentos. Os índios que são enriquecedores culturais da nossa nacionalidade.
Apesar disso, boa parcela da população brasileira não considera importante à composição dos grupos indígenas, seria uma herança que remete tão e somente ao passado do país, deve-se a isso à resistência na convivência com sociedades diferentes.
Aretórica é verdadeira não há comunicação cultural entre homem branco e índios no Brasil. Existe uma discriminação nesta relação.
O que se aprende nas escolas, um índio genérico que vive na oca, nu, em harmonia e paz com a natureza. Este índio não existe, existem grupos distintos, com diferentes hábitos, modo de ser próprios, costumes e línguas diferentes. Aliás, não é de mais saber que, ocontato entre brancos e índios faz com que as tribos percam sua identidade cultural.
Para exercer a cidadania o índio é preciso à integração e compreensão dos costumes e valores adotados da comunhão nacional.
Recentemente os índios adquiriram uma maior participação na vida nacional, sendo assim, capazes de participar da política, compartilhar problemas relacionados ao meio ambiente, educação,economia, ajudando até a eleger candidatos.

Parte inferior do formulário

DESENVOLVIMENTO
Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro. Os conquistadores portugueses depararam - se com habitantes de diferentes hábitos, costumes e línguas próprias.
Atualmente estima-se que cerca de 358 mil índios ocupem o território nacional, localizados de norte a sul, em reservas Existemcerca de 215 sociedades indígenas, em 589 áreas indígenas que corresponde a 0,2% da população do país, segundo dados do Instituto Socioambiental (ISA) . Na Amazônia legal vive 75% da população indígena.
Amazônia Legal é fruto de um conceito político, onde havia a necessidade de planejar o desenvolver da região, ela abrange nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará,Rondônia, Roraima e Tocantins.
Não devemos nos esquecer da relação dos índios com a natureza. As concepções indígenas sobre “natureza” variam afinal cada povo tem a sua maneira de pensar, agir particular, algo em comum a todos eles é idéia de “mundo natural” têm consciência da inter-relação, significa que o homem interage em constante com a natureza, devido a esta necessidade desenvolveram formasde manejo de recursos, para preservação das florestas. É verdade que ocorrem relações de muitos povos indígenas com empresas madeireiras, pois estes sofrem pressões concretas, contínuas, verdade é que se tornam os menores sócios do negócio.
A descoberta de fontes de riquezas de interesse econômico faz com que áreas até então inexploradas, sejam acarretadas perturbações ecológicas com...
tracking img