Brasil: contexto e atualidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A- Por que a escravidão foi um negócio lucrativo na economia brasileira nos tempos coloniais e do Império? Descreva um fator. (1,25)

Pois era uma fonte de mão de obra de fácil obtenção e não provocava o desagrado da igreja alem disso gerava lucros substanciais para a metrópole, assim lucravam os comerciantes de escravos e a coroa portuguesa.

B- Com relação à afirmativa de que a sociedadebrasileira desenvolveu "técnicas para conviver e tolerar a exclusão social que se perpetuam até hoje", apresente um exemplo ou manifestação desse fato. (1,25)

Um exemplo bem claro são as leis anti racismo, na qual procura manter a igualdade entre pessoas, alem disso outros leis e muitos trabalhos são feitos para com o individuo de classe social menor, para tentar minimizar os efeitos dadesigualdade social.

Integrador:
A- Explique rapidamente o argumento de os indígenas não serem "naturalmente ecologistas"? (1,0 ponto)
Pois é fato, que vários povos indígenas tenham se atrelado ativamente a formas predatórias de exploração dos recursos naturais em vigor na Amazônia. Mas devemos reconhecer que o fizeram submetidos a pressões concretas, contínuas, ilegais e enquanto sócios menoresdestes negócios.

B- Cite dois estados do Brasil aonde a população indígena tem maiores concentrações. (0,75 cada)

Estados do Amazonas e Mato Grosso.

A- Cite as duas principais origens de imigrantes não-portugueses para o Brasil no século XIX. (0,75 cada).

Os suíços que chegaram em 1819 e se instalaram no Rio de Janeiro (nova Friburgo), e os Alemães, que vieram logo depois, em 1824, eforam para o Rio Grande do Sul (Nova Hamburgo, Santa Catarina e etc...)

B- Relacione o desenvolvimento a imigração à questão do fim das escravidão no Brasil. (1,0 ponto)

Após a abolição da escravatura (1888), o governo brasileiro incentivou a entrada de imigrantes europeus em nosso território. Com isso o Brasil fixou em seu território brasileiro vários ramos de negocio como, por exemplo: O ramocafeeiro, as atividades artesanais, a atividade madeireira, a produção da borracha, a vinicultura e etc..

A- Cite um fator geográfico que tenha permitido a Portugal alcançar uma posição de liderança no período histórico das grandes navegações. (1,0 ponto)

Portugal também gozava de uma localização geográfica privilegiada na península ibérica. Grande parte do seu território está voltada parao oceano Atlântico. Essa posição geográfica, juntamente com as condições sociais e políticas favoráveis, permitiram ao país se projetar como potência marítima.

B- Descreva duas características da colonização portuguesa do Brasil. (0,75 cada)

A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar. Sabemos que ostermos civilizar, explorar, exterminar, conquistar e dominar estão diretamente ligados às relações de poder de uma determinada civilização sobre outra, ou seja, os portugueses submetendo ao domínio e conquista os indígenas. Já os termos explorar, povoar remete-se à exploração e povoamento do novo território (América).

niversidade Castelo Branco – NI – 2012.1.
Brasil: contextos e atualidades.A1 –

Responda ao que se pede nas questões dissertativas abaixo. Cada uma delas vale 2,5 pontos:

1- “O tráfico negreiro trouxe lucros consideráveis para seus comerciantes, fosse o destino dos escravos a lavoura canavieira, fosse a área da mineração ou a da lavoura cafeeira. O fato incontestável é que a escravidão preponderou como forma de trabalho e marcou as relações sociais que com eladecorreram no Brasil da Colônia até o Império.
Qual a lição da escravidão? Por que se ocupar de um tema tão árduo e que preferiríamos esquecer? A escravidão foi, entre nós, a primeira forma sistemática de exclusão social, tema, hoje, tão caro a quem quer que pretenda refletir sobre qualquer contexto brasileiro um pouco mais amplo. Desenvolvemos no Brasil técnicas para conviver e tolerar a...
tracking img