brasil colonial

Páginas: 6 (1376 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2013
 Introdução
Uma só palavra ou teoria não seria capaz de abarcar todos os processos e experiências históricas que marcaram a formação do povo brasileiro. Marcados pelas contradições do conflito e da convivência, constituímos uma nação com traços singulares que ainda se mostram vivos no cotidiano dos vários tipos de “brasileiros” que reconhecemos nesse territóriode dimensões continentais.




















Formação do povo brasileiro

Início da Colonização
No início, após a descoberta do Brasil, o governo português não se entusiasmou pela sua colonização. Esse interesse somente surgiu 30 anos após a conquista e posse do território brasileiro, em virtude de outros paíseseuropeus começarem a cobiçar as riquezas brasileiras. Fatores de ordem econômica também contribuíram para que Portugal resolvesse dar início à colonização do Brasil. O comércio português no Oriente começava a entrar em declínio, Assim Portugal necessitando de novas alternativas comerciais, passou a ver o Brasil como opção.
Colônia de Exploração
A partir daí a História mostra que o Brasil passoua ser uma colônia de exploração, ou seja, cabia à colônia fornecer matéria-prima para as atividades manufatureiras localizadas nas metropóles. Esta exploração que teve início por volta de 1500, permaneceu até o início do século XIX.
Primeira Atividade Econômica e o Desmatamento
Até aproximadamente 1530, o chamado de período pré-colonial, a única atividade econômica sitemática exercida no Brasilfoi a exploração de pau-brasil, (começa aí o desmatamento), utilizado para a fabricação de tinturas. No século XVII , não havia mais pau-brasil.
Segunda Atividade Econômica
Após esse período, a colonização portuguesa (de exploração), foi apoiada inicialmente na produção de açucar para abastecer a Europa, realizada em grandes propriedades rurais (latifundios), e no trabalho do negro africano.Terceira Atividade Econômica
No século XVIII a situação de Portugal não era confortável: o país estava praticamente falido. A descoberta das primeiras jazidas de ouro em Minas Gerais provocou verdadeira febre: gente de todo o tipo correu desesperadamente em busca deste ouro, houve conflitos, guerras, mudanças profundas na vida da colônia. Nem por isso o Brasil ficou rico, todo o ouro arrancado doBrasil, também não ficou em Portugal, foi usado para pagar suas dívidas com a Inglaterra, fato que beneficiou a Inglaterra, aumentando a acumulação de riquezas, o que propiciou também a realização de sua Revolução Industrial.
Povoamento do Litoral
Em virtude de, ter se estabelecido uma economia agroexportadora de produtos primários para Portugal e Europa, fator este que motivou aconcentração da população junto ao litoral e suas proximidades, e explica esta característica atual da distribuição da população brasileira de se concentrar próximo ao litoral.
Ocupação do Espaço Agrário
uma outra consequência do período colonial, que ainda resulta numa característica atual do Brasil, é a maneira como foi sendo organizado o espaço agrário. O espaço agrário no Brasil foi organizado dentro deum contexto, segundo o qual terra era sinônimo de poder e, em consequência disto, concentrava-se nas mãos de poucos.
Ainda hoje, no Brasil, estrutura fundiária, não se encontra democratizada, o que da origem a movimentos que lutam para esta estrutura de distribuição de terras seja alterada por uma reforma agrária de fato. Como exemplo de movimento por esta causa é o MST ( Movimento dos sem Terra).
Contribuição Étnica
A formação étnica da população brasileira também sofreu os efeitos da colonização. Para serem utilizados como mão de obra, os negros africanos foram trazidos, contra sua vontade, para o Brasil, resultando na participação da etnia negra no conjunto da nossa população.
A Exploração de Minerais e a Expansão do Território Brasileiro
É interessante notar que no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brasil Colonial
  • Brasil Colonial
  • brasil colonial
  • Brasil colonial
  • Brasil Colonial
  • Brasil Colonial
  • Brasil colonial
  • Brasil colonial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!