Brasil Colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Como podemos entender a relação entre portugueses e indígenas no Brasil Colônia?
Inicialmente, a relação se deu pela cordialidade. Entre os fatores que favoreceram esta relação de cordialidadeestão: a atração dos trópicos, naufrágios de barcos, a sexulidade das mulheres, etc. O Brasil foi dividido em Capitanias Hereditárias e os sistemas de plantações de cana-de-açúcar dependiam de umamão-de-obra que somente os índios poderiam proporcionar. Sobreveio assim o choque cultural no momento em que os europeus trataram de escravizar os índios.
2) Quais as principais características dacultura do açúcar no Brasil Colônia?
A produção açucareira imprimiu pela primeira vez um ritmo de vida à terra. Era preciso plantar na época certa, para colher no devido tempo e preparar o açúcar paracarregar os navios. O tempo passou a ser marcado pelas chegadas e partidas das frotas - único meio de comunicação com o mundo. Temos também a presença do escravo africano nos canaviais, o que liberta emgrande parte a mão-de-obra indígena das comunidades agrícolas desviando-a para o pastoreio, uma atividade mais próxima às atividades de caça e guerra que lhe é característica.
3) O que apredominância do ouro na economia brasileira provocou em termos de alterações na sociedade?
O afluxo de portugueses determinando um enorme crescimento demográfico para o qual também contribuiu a importação dosescravos africanos, cada vez mais necessários como mão-de-obra na extração do ouro e posteriormente do diamante. Outra consequência foi o desenvolvimento da vida urbana, o que leva ao fim do isolamentorural. A economia aurífera desenvolveu a vida urbana e complexificou a primitiva dualidade senhor-escravo com o surgimento de classes sociais intermediárias.
4) Qual a importância do ponto de vistada comunicação da figura do tropeiro?
Ele era o comerciante do transporte, possuidor de uma tropa de moares. Nas suas viagens constantes o tropeiro traçava verdadeiras teias de comunicações entre...
tracking img