Brasil colonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O presente texto tem por objetivo refletir sobre a Educação Brasileira do período Colonial a Primeira Republica. Vamos procurar analisar os seus fundamentos históricos e filosóficos contribuindo assim para o entendimento da história da Educação do nosso Pais, permitindo com isso que entendamos parte da conjuntura atual, uma vez que somos frutos de uma determinada construção histórica deexploração e desigualdade que infelizmente ainda não conseguimos romper.
 
Educação Brasileira no Período Colonial
 
Segundo Volpini para que possamos compreender os primórdios da Educação Brasileira, a vinda dos Padres Jesuítas e a Educação no Período Colonial é necessários conhecermos dois fatos históricos: a contrareforma Católica e o surgimento da Companhia de Jesus e por fim compreender a razõespelo qual Marques de Pombal expulsou os Jesuítas do Brasil.
            O surgimento do Protestantismo trouxe inúmeros questionamentos sobre o modo de vida na Idade Media, bem como na educação Medieval. A riqueza deixa de ser um produto da Igreja e passa a circular em outros grupos sociais e toda uma conjuntura social como o sistema capitalista, o individualismo, fortalecimento do Estado, entreoutros.
            Historicamente, como se sabe, a escola pública no Brasil se inicia com os jesuítas que aqui chegaram com Tomé de Sousa, para o primeiro Governo Geral A Companhia de Jesus fundada por Inácio de Loyola é considerado um marco na igreja Católica, que viu nesta instituição religiosa a possibilidade de desenvolver uma grande missão catequética pelo mundo. No Brasil em especial estainstituição religiosa vai construir vários colégios dando inicio a educação formal no Brasil, posteriormente estes Padres Jesuítas foram expulsos do Brasil pelo Marques de Pombal.
No século XV para o século XVI a Europa investiu em novas rotas marítimas tanto para a África como para a Ásia. Os Portugueses encontram novas terras como a América Latina. Surpreendem-se ao encontrar pessoas desconhecidas,até então. Portugal estava a frente desse grande movimento de colonização juntamente com a Igreja, Portugal julgando estar contribuindo para a formação do reino de Deus, eles entendiam que sua função era salvar esses povos desconhecidos e infiéis.
Assim podemos dizer que a história do Brasil se entrelaça com a história da Igreja Católica. A catequese institucionalizada foi implantada no Brasil,a partir de 1549, com a vinda do primeiro governador geral do Brasil, sendo que com ele veio um grupo de jesuítas. Novas levas de missionários jesuítas chegaram ao Brasil nos anos seguintes.
O catolicismo chegou ao Brasil juntamente com a Coroa Portuguesa, devido a um acordo selado, algumas décadas após o seu descobrimento, entre o papado e a coroa. O Regime de Padroado[1], assim chamado oacordo, consistia em recompensar o Estado Português na conversão de "infiéis" e assim o Papa concederia à Coroa o poder de controlar as Igrejas nas terras conquistadas.
Nos primeiros anos, o Brasil dependia dos reis de Portugal. Eram eles que nomeavam os párocos e propunham a criação de dioceses. Eram eles que nomeavam os bispos e os enviavam para cá. O rei governava o Império e a Religião. Nessaépoca, o catolicismo era obrigatório e a catequese era baseada no catecismo, através  de perguntas e respostas.
Na época da colonização do Brasil, período colonial[2], a Igreja estava num período chamado cristandade, no qual todos tinham que ser cristãos e para tal todas as pessoas, querendo ou não, tinham que ser batizadas. Esse Ensino Religioso que vigorou no Brasil desde os seus primórdios da suacolonização era na verdade um ensino com ênfase na doutrina da religião Católica Apostólica Romana, que era a única permitida no Brasil naquela época, que visava à reprodução da sua doutrina religiosa, ou seja, o Ensino religioso era concebido como confessional.
            No período colonial os Jesuítas iniciam a educação através do catecismo e do ensinamento da língua portuguesa, ação...
tracking img