Brasil colonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Brasil Colônia II
Câmaras Municipais
Poder: As câmaras municipais representavam o poder local da colônia. Era controladas pela classe dominante - os chamado homens bons (proprietários de terras ,escravos, e gado que formavam a aristocracia rural).
Funções das Câmaras: Estabelecer preços de mercadorias, propor e realizar tributos, cuidar da construção dos povoados, fiscalizar a atuação dosfuncionários e delegados do rei.
A partir da metade do século XVII, o Rei de Portugal procurou cortar os poderes das Câmaras porque chocavam-se com a vontade de controle da metrópole.
Domínio Espanhol
Questão dinástica
União Ibérica:
União dos reinos de Portugal e Espanha ( 1640-1680 ).
Em 1578, o jovem rei de Portugal, dom Sebastião morreu lutando contra os árabes na batalha de AlcácerQuiber, sem deixar descendentes.
O trono do rei foi assumido por seu tio-avô, Dom Henrique , que faleceu dois anos depois. Felipe II., ele da Espanha e neto de Dom Manuel acabou vencendo os demais pretendentes do trono e conquistando a coroa portuguesa.
Felipe II., afirma um tratado com as cortes portuguesas em 1581. (Juramento de Tomar ). Este acordo concedia certa autonomia a Portugal,assegurando, por exemplo, o idioma Português, o comércio entre Portugal e suas colônias continuavam sendo realizado por embarcações portuguesas. Alterações ocorreram depois:
Ordenações Filipinas
Ordenações Manuelinas
Conseqüências: A Espanha promove um embargo econômico contra a Holanda e esta sentindo-se prejudicada, funda a companhia das Índias Ocidentais.
A Holanda promove a invasão donordeste.
1 invasão Bahia ( fracassada)
2 invasão Pernambuco ( sucesso)
Dirigente: Maurício de Nassau
Medidas de seu governo:
Realização de um bom trabalho administrativo marcado por medidas como:
Concessão de créditos
Tolerância Religiosa
Realização de obras urbanas e culturais.
1640- Restauração - Portugal recupera o trono e chega o fim da União Ibérica ( dinastia de Bragança).
1645-Insurreição Pernambucana -
Expulsão dos Holandeses do Brasil. Teve como a principal causa a saída de Nassau do governo da Nova Holanda, que fez com que os Brasileiros aumentassem suas pressões. Os holandeses passaram a plantar açúcar nas Antilhas, fazendo com que houvesse concorrência e queda dos preços em 50%. A economia Portuguesa entra em crise e passou a explorar mais a suas colônias, alémdisso passou a comprometer-se com o capital estrangeiro, assinando vários tratados dentre eles o tratado de Methuem ( 1703 ).
O tratado de Methuem
Com este tratado Portugal se comprometia a comprar a produção de panos da Inglaterra esta compraria o vinho dos Portugueses.
Conseqüências: Sem pagar impostos os tecidos da Inglaterra eram vendidos em Portugal arruinando as pequenas indústrias detecidos portuguesas que não tinha condições de concorrer com os produtos ingleses gerando déficit na economia brasileira. A Inglaterra recebia o nosso ouro que utilizava para o seu próprio desenvolvimento e Portugal continuava sendo um país agrícola e atrasado.
Expansão territorial e a fixação de fronteiras
Durante o século XVI, as povoações geralmente concentravam-se no litoral, pois os colonostinham medo das florestas e dos índios. Isso começou a mudar quando os primeiro jesuítas passaram a fundar as missões depois disso esta marcha em direção ao interior foi efetuado pelos comerciantes, cuidadores de gado e bandeirantes.
Fatores da progressiva conquista do sertão
Expedições militares organizadas para expulsar os estrangeiros que ocupavam parte do território.
Padres jesuítas quefundavam aldeias para catequizar os índios.
Bandeirantes que aprisionavam índios ou procuravam metais preciosos
Criadores de gado que foram empurrados para o interior do território
Força motriz - voltada para o mercado interno sem interesse da coroa.
Mineração
Entradas e bandeiras
Século XVII descobre-se ouro na região de Minas Gerais
Efetiva-se até a exaustão o pacto colonial - com um...
tracking img