Brasil colônia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA - UNIDERP/CEAD
VALPARAÍSO DE GOIÁS - 2011

Curso: Serviço Social                            Semestre: 2° Semestre
Disciplina: Formação Social, Econômica e Política do Brasil.

Professora EAD: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Professor Presencial: José Odimilson Leal Júnior

Discentes:

Diene Thalita da Silva Costa
Francisca Maria de Carvalho
RitaOliveira Silva Arruda
Wilma Ferreira Batista

Aula-tema: O Brasil colônia

O Brasil não foi descoberto pelos portugueses e sim conquistado, fato esse que naquela época o Brasil já era habitado pelos índios. Os portugueses usaram da inexperiência e inocência dos índios para dominar e explorar as terras brasileiras fazendo dela sua colônia e usufruindo de suas riquezasnaturais. Isso gerou conseqüências estabelecidas pelas desigualdades entre portugueses e índios por conta das diferenças culturais, crenças e religiões, dentre outras. Os índios usufruíam da natureza como um meio de sobrevivência sem precisar devastar tanto, por exemplo, se alimentavam da caça, pesca, suas próprias plantações, a divisão do trabalho era igualitária, viviam do que o meio lhes oferecia. Jáos portugueses como queriam expandir as fronteiras agrícolas, devastaram por grande extensão e impulsionaram suas crenças religiosas e costumes.
Desta forma os índios passaram a perder seu espaço e sua liberdade, ficando cada vez mais dependente do homem branco. Os portugueses dependiam do trabalho dos índios para extração do pau-brasil, no inicio o trabalho indígena era conseguido de formaamigável, por esse trabalho o Europeu dava-lhes uma série de bugigangas e quinquilharias. Mas esse trabalho amigável em pouco tempo se complicou devido aos índios se recusarem a realizar o trabalho escravo, isso fez com que os Europeus usassem da força e impulsionaram a escravidão. Os colonizadores insistiram em escravizar o índio procurando aproveitá-lo agora na empresa açucareira, no entanto para osistema colonial mercantilista a escravização do índio não era conveniente, os índios eram considerados preguiçosos, eles buscavam uma solução mais lucrativa, ou seja, uso de uma mão-de-obra africana, o que alimentariam o tráfico negreiro, o índio acabou sendo usado para evangelização pelos Jesuítas.
Tudo isso fez com que os índios fossem sendo descartados e ficando em menos quantidade, pois osíndios não aceitavam a exploração imposta pelos portugueses e muitos se rebelaram e em conseqüência houve muitas mortes. Todo esse processo de colonização resultou para os indígenas na atual realidade em alterações em seus territórios e espaços, houve um grande processo migratório entre diferentes grupos, a população de índios brasileiros, agora denominados povos da floresta, a maior partedesenraizada e sem identidade cultural.

Aula-tema: Segundo Reinado: transformações socioeconômicas e crise do império

O segundo reinado iniciou-se com a declaração de maioridade de Dom Pedro II em 1840. O regime imperial chegou ao fim com várias transformações: o fim do tráfico negreiro, a introdução da mão de imigrantes, as contendas com militares e religiosos e a manutenção do escravismo. O primeirogolpe contra D. Pedro II aconteceu, quando a princesa Isabel autorizou a libertação de todos os escravos. Com isso o governo perdeu o favor dos escravocratas, que era quem sustentava o poder imperial. A política do segundo reinado foi marcada pela atuação de dois partidos políticos: o partido conservador e o partido liberal. Eles representavam a classe dominante, defendiam a monarquia e amanutenção da mão-de-obra escrava. As pressões Inglesas sobre o tráfico negreiro e a expansão da atividade cafeeira, trouxeram a necessidade de ampliar a força de trabalho.
A campanha pela abolição da escravidão ganhou impulso com o final da guerra do Paraguai, muitos soldados negros que lutaram na guerra foram alforriados. A primeira lei a proibir o tráfico de escravos para o Brasil foi a Lei...
tracking img