Brasil agrario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
4/3/2013

Família e Sociedade

Os Impactos Sociais da Família como Coletividade Ameaçada Tema 3

Profª Espc. Ana Lúcia A. Antonio

1

Objetivos
•Compreender a família e sua relação com o público e o privado; •Conhecer como era a vida privada da família antes da modernidade; •Conhecer a trajetória histórica da família brasileira; •Identificar as transformações ocorridas na famíliabrasileira.
2

•Família privado

Aristocrata – o público e o

Na vida privada das famílias dos séculos XIX, XVIII e aqueles que os antecedem, a privacidade é algo raro; Eram raras as casas em que havia divisão dos aposentos, quartos, sala, banheiro, estes cômodos que hoje são comuns e garantem um pouco de “privacidade” não existiam;

3

1

4/3/2013

Família Aristocrata – o público e oprivado
A Família estava envolvida em todas as instâncias da individualidade dos sujeitos. Até mesmo a intimidade do banho ou das necessidades fisiológicas eram compartilhadas com todo o grupo; Para dormir, a situação não era diferente, o espaço e a cama eram compartilhados;
4

Família privado

Aristocrata – o público e o

•O máximo de “privacidade” que se conseguia era escrever seuspensamentos e angústias nas páginas do Diário (para as famílias mais abastadas); •Os enormes castelos eram locais públicos e políticos, e não havia privacidade.

5

Família Aristocrata – o público e o privado
Para PROST (1992), a noção de intimidade não tem muito sentido. A sexualidade, tabu nas famílias burguesas que dispunham de espaços privativos – o quarto do casal, o toucador ou pelo menos aalcova, parte privada de um aposento em comum –, aqui não podia se manter em segredo. As moças não podiam ficar menstruadas sem que os outros soubessem [...] a data das regras era inclusive marcada no próprio calendário de serviço, pendurado na parede da cozinha.
6

2

4/3/2013

Família Aristocrata – o público e o privado
A vida burguesa, incipiente no século XIX e predominante no séculoXX, imprime outra perspectiva ao modelo familiar; A propriedade privada adentra na estrutura familiar e na organização do espaço domiciliar, os aposentos garantem ambientes separados na casa, assim como o indivíduo é “livre” na sociedade ele passa a ser “livre” em sua casa! Nada mais justo do que garantir a ele a posse de sua própria vida, a liberdade de sua intimidade.
7

Família Aristocrata –o público e o privado
A Família que se conhece hoje é resultado de um processo relacionado à modernização trazida pela industrialização e pela urbanização, ambas pautadas em princípios burgueses e liberais de garantir aos sujeitos suas liberdades individuais, até mesmo em um espaço guiado até então por uma prerrogativa essencialmente coletiva como a Família, planejada para cuidar, prover eproteger seus membros. “Pois, na medida em que as pessoas se tornavam urbanizadas, as antigas tradições.
8

Família Aristocrata – o público e o privado
“Na medida em que as pessoas se tornavam urbanizadas, as antigas tradições e práticas, que elas haviam trazido do campo ou da cidade préindustrial, tornavam-se irrelevantes ou impraticáveis” (HOBSBAWM, 2007). Como garantir as conversas familiaresdepois de 16 ou 18 horas diárias de trabalho contínuo, no caso das famílias operárias?

9

3

4/3/2013

Família Aristocrata – o público e o privado Com a habitação moderna, como o uso da água encanada e do aquecimento, cada membro da família pode se apropriar de um espaço pessoal. A generalização do lazer [...] a jornada de quarenta horas e as férias remuneradas – proporciona o tempo paraviver neste espaço conquistado.

10

Família Aristocrata – o público e o privado A vida propriamente familiar se concentra em momentos determinados – as refeições, o domingo – e em locais definidos [...] A existência se divide em três partes distintas: a vida pública, essencialmente profissional, a vida privada familiar e a vida pessoal, ainda mais privada (PROST, 1992).

11

Família...
tracking img