BRASI CONTEMPORANEO

1522 palavras 7 páginas
FORMAÇÃO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

QUESTÕES DA AVALIAÇÃO DO TERCEIRO BIMESTRE/2013
1.º ADM-A

Texto base: “Política Externa e Desenvolvimento no Regime Militar” de Paulo Fagundes Vizentini

RESPONDA

1. O regime militar foi inaugurado com o governo de Hugo de Alencar Castelo Branco (1964-1967). Por que se diz que esse governo foi bem diferente dos anteriores? Qual foi uma de suas primeiras medidas? O que fizeram seus ministros da área econômica?
O governo de Castelo Branco foi diferente dos anteriores, pois com o golpe de 1964, os militares tomam posse do poder marginalizando lideranças civis tradicionais, e passaram a governar apoiados em tecnocratas. Uma das primeiras medias do novo governo foi revogar a Lei de controle da remessa de lucros e aplicar um pacote de medidas econômico-financeiras para conter a inflação e o déficit orçamentário: compressão salarial e do credito, corte nos gastos públicos, desvalorização cambial e redução da emissão monetária. Os ministros da área econômica chegaram a um acordo com os EUA para o pagamento das empresas encampadas pelo governo Goulart, alem de promulgar uma lei dando garantias aos investimentos e empresas estrangeiras.

4. Quais segmentos da sociedade brasileira entraram em disputa pelo poder, cujo resultado refletiu na escolha do linha-dura nacionalista Costa e Silva?
O segmento da burguesia que dependia do mercado interno, ou que sofreu a concorrência das empresas transnacionais favorecidas pelo governo, manifestavam seu descontentamento através das entidades empresarias. A eles logo se juntaram os militares da linha-dura nacionalista.

5. O governo Costa e Silva, representado na área econômica pelos ministros Hélio Beltrão (planejamento) e Delfim Neto (Fazenda) ao invés de reverter o estatismo inerente aos governos nacional-populista (Vargas, JK e Jango) “acabou lançando mãos dos mesmos métodos”. Por quê? Quais foram as medidas adotadas por esse governo que confirmam seu estatismo ou seu

Relacionados