Branding

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

INTRODUÇÃO 3
BRANDING 3
Novas direções para a pesquisa de marca 4
“Conhecimento da marca” revisitado 5
Processo de criação do conhecimento da marca 6
CAPACIDADES DE BRANDING 7
Metaconhecimento da marca 8
Visão do conhecimento de marca 8
Habilidade de alavancar o patrimônio do conhecimento da marca 8
Habilidade de conceituar um ba para a experiência da marca 9Criatividade do contexto 10
CONSTRUÇÃO DA MARCA É ADMINISTRAÇÃO 10
UNILEVER: UM EXEMPLO DE BRANDING CORPORATIVO 11
CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 12

INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos estudar o conceito de branding; sua importância e como realizá-lo. Para isso teremos como base de pesquisa o PLT 245 – Gestão do Conhecimento, além de outros artigos que se mostraram relevantes para o estudo.
E nofim citaremos o caso de uma multinacional, com uma fábrica em Indaiatuba, que realizou com sucesso um projeto de branding corporativo para a fixação e valorização de sua marca.

BRANDING
Os administradores estão percebendo cada vez mais que as marcas são mais valiosas do que as maiores fábricas ou extensões de terras. E embora todos reconheçam a existência de brainding, é muito difícildescrevê-la de forma substancial, pois a essência das marcas está inserida dentro de nós.
Branding significa trabalhar a personalidade e a fixação da marca, ou seja, agregar valores ao produto para fazer com que a marca consiga se impor no mercado. E diferente do que muitos pensam, não se trata de um método de trabalho específico, mas sim de um maneira de pensar, uma filosofia de trabalho que éincorporada por todos os setores da empresa para consolidar a marca diante de seus clientes. E uma marca forte é requisito básico para competir e se sobressair no mercado dinâmico em que vivemos atualmente. Utilizando os conceitos de branding, podemos criar essa imagem forte para transmitir segurança e confiança diante do consumidor.

Segundo uma pesquisa realizada pela Yankelovich & Partners, sevocê tem uma marca forte, as pessoas:
* Preferem seus produtos.
* Pagam mais pelos seus produtos.
* Recomendam seus produtos para outras pessoas.
* Predispõem-se a aceitar seus novos produtos e sua entrada em novos mercados.
* Recomendam sua empresa para uma possível joint-venture.
* Acreditam em você em tempos de crise.
* Estão inclinados a investir em você e em seusprodutos.

Novas direções para a pesquisa de marca
Atualmente, o mercado exerce uma forte pressão sobre as marcas para que mudem radicalmente e consigam se manter consistente no mercado. Para isso, além de uma análise sobre o valor da marca no mercado, é necessário seguir diretrizes sobre como construir marcas fortes o suficiente para se sobressair no mercado.
Podemos definir marca como adefinição de identidade de uma empresa e a sua efetividade de transmissão para com os clientes, através de várias formas de publicidade. Entretanto, para o branding efetivo, é necessário um modelo de processo sobre o modo de construir marcas organizacionais.
As discussões sobre valor e marca estão relacionadas ao conhecimento tácito (conhecimento experiencial) e explícito (conhecimento codificado)e a forma como cada um deles é expresso. Muitos acreditam que o conhecimento explícito que é fundamental para a valorização da marca, mas, pelo contrário, a singularidade, ou seja, o conhecimento tácito, é que faz a diferença.
Quando o conhecimento tácito é expresso facilmente de forma verbal, não transmiti confiança e a sensação de originalidade. E a falta de conhecimento tácito também acabasendo fator importante, principalmente para as marcas que têm pouca experiência para apoiar seus conceitos; pois mesmo tendo benefício e vantagens, são facilmente imitados pela concorrência e tornam-se commodities; e com isso não possuem força no mercado para resistir à concorrência.
Podemos concluir então que para fortalecer a marca é necessário que a empresa possua conhecimento tácito...
tracking img