Branding emocional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES
CENTRO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL

















BRANDING EMOCIONAL: O CASE “A HISTÓRIA DE SOFIA” DAS FARMÁCIAS PANVEL


Bruno Henrique Braun
Jéssica Deves
Marcel Coutinho
Nathalie Zanchet
Rangel Ruthner



















Lajeado, novembro de 2012




RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo verificar aimportância do branding emocional e o efeito que suas ações têm sobre o consumidor, conferindo de que forma refletem em relação a decisão de compra. Para verificar essa importância, foi usado como base da pesquisa, o case “A história da Sofia”, uma propaganda da rede de farmácias Panvel, que retrata por meio de um vídeo o valor de uma amizade verdadeira, e através do marketing que nada mais é oprocesso usado para determinar qual produto ou serviço poderá interessar o consumidor. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes. Foi aplicado um questionário e apresentado para um grupo de estudantes o vídeo “A história da Sofia”.

Palavras-chave: Marketing. Branding. Propaganda. Consumidor.




1. INTRODUÇÃOO atual ritmo de produção e a grande concorrência entre produtos e marcas, fez com que a qualidade se tornasse algo essencial, de valor primário, ou seja, sem qualidade não há produto ou serviço. Dessa forma, a maneira de atrair a atenção dos clientes é criar com ele um maior envolvimento com a marca, produto ou serviço disponibilizado.
Num período em que a maior parte dos produtosoferece a mesma qualidade, os consumidores pensam mais com o coração do que com a cabeça, a fim de que a compra não seja uma simples mercadoria de consumo.
Portanto, uma marca que usa de atributos emocionais, para Gobé (2002), deixa de vender um produto e passa a ofertar momentos ou emoções. Da mesma forma, Strunck (2002) apresenta o pensamento de que somos movidos pela emoção das marcas,porque segundo ele muitas marcas estão associadas à vida das pessoas, seu passado, assim como seus pais e avós; a maioria das pessoas é fiel a um time de futebol por questões hereditárias e explicadas apenas pela paixão e emoção ligadas a ele.
A notável mudança no campo da administração, estudada pelo marketing, voltada para a venda e considerando o cliente, suas emoções e a forma como estedecide suas compras, é um foco de pesquisa que está em constante modificação e requer grande atenção das marcas que desejam permanecer competitivas no mercado, e é o que justifica o presente estudo.
O objetivo do presente estudo é verificar a importância do marketing emocional e o efeito que suas ações têm sobre o consumidor, conferindo de que forma refletem em relação a decisão de compra.Para verificar tal importância, foi usado como base da pesquisa, o case “A história da Sofia”, uma propaganda da rede de farmácias Panvel, que retrata por meio de um vídeo o valor de uma amizade verdadeira.









2. REFERENCIAL TEÓRICO


Todo ser humano gosta de comprar algum produto ou serviço. Nascemos e aprendemos a viver com as experiências vividas ou ensinadas, temoso instinto humano de conquistar os primeiros passos, as primeiras palavras, as primeiras opiniões.
Com o passar dos anos, vamos entendendo a subjetividade das coisas, os motivos que nos fazem ser diferentes um dos outros e que nos faz ter sonhos diferentes. Nesta fase, nos consideramos expertos para identificar qual o objetivo de uma mensagem publicitária, mas não perdemos o instintosensível de se emocionar com os sonhos e realizações de conquistas, muitas vezes, perdendo a razão.
Neste pensamento, queremos identificar a realidade do consumo de produto ou serviço baseando-se no relacionamento emocional com a marca, e não apenas da necessidade.
A ferramenta usada na Administração para gerir este processo que envolve o estudo do cliente, suas necessidades, seu poder...
tracking img