Branding - clear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - MBA EM MARKETING
DISCIPLINA: BRANDING
PROFESSOR: THIAGO DINIZ




PLANO DE BRANDING – LANÇAMENTO DE PRODUTO PARA MARCA CLEAR

Augusto
Leyre
Mariana
Mazai
Vivian Bueno












Brasília - DF, Novembro 2012
Sumário

1- Introdução.........................................................................................pág.2- Briefing..............................................................................................pág.
3- Produto: Valores, Conceito e Mensagem......................................pág.
4- Considerações de Consumo...........................................................pág.
5- Mídias................................................................................................pág.
6-Conclusão.........................................................................................pág.



























1. SUMÁRIO EXECUTIVO


1.1 Sinopse

O plano de marketing, aqui proposto, visa identificar a posição da empresa em relação ao mercado que atua, bem como direcioná-la em busca de um novo produto, definindo metas e objetivosmensuráveis, bem como traçar as estratégias para alcançá-los.


1.2 Principais Aspectos do Plano

É necessário identificar o contexto que o shampoo Clear está inserido, levantar informações sobre a sua segmentação e participação de mercado, analisando seus pontos fortes e fracos e identificando fraquezas e ameaças.


2. BREVE HISTÓRICO DA SITUAÇÃO

Clear já possui mais de 20 anos deexperiência no segmento anticaspa.
Tudo começou no final dos anos 60 quando os centros de desenvolvimento de novos produtos da Unilever em Xangai (China) e Bangkok (Tailândia) iniciaram o desenvolvimento de um xampu anti-caspa. Após anos de pesquisas eles criaram uma fórmula eficaz no combate e prevenção das caspas. Foi então, que em 1972, o xampu CLINIC ALL CLEAR, foi introduzido em apenas quatromercados mundiais: Índia, Tailândia, Vietnã e Indonésia. Durante mais de três décadas a marca ficou confinada a países do sudeste asiático, onde se tornou extremamente popular. Foi então que a empresa anglo-holandesa decidiu que era chegada a hora de afrontar a marca líder no mundo na categoria anti-caspa, a Head & Shoulders da Procter & Gamble; e tornar a marca CLEAR global. Para isso a empresainvestiu milhões de dólares para aperfeiçoar a fórmula do produto.
Atualmente é comercializada em mais de 45 países ao redor do mundo, sendo líder de mercado na Itália, Tailândia, Indonésia e Vietnã, entre outros países da Ásia. Relançada no mercado brasileiro em março de 2007, a marca alcança a liderança do segmento de shampoos anti-caspa. Isto porque CLEAR investe em estudos e pesquisas sobreo couro cabeludo com um único objetivo: encontrar novas soluções em shampoos e condicionadores para cuidar da saúde de seus cabelos, deixando-os lindos e hidratados.

2.1 Mercado em que atua

No mercado brasileiro a marca é líder do segmento de shampoo anti-caspa com 42% de participação. (Fonte: A/C Nielsen, maio/2009)

2.2 Estratégias atuais do composto de branding (Publicidade,Promoção de Vendas e Comunicação Digital).

Para tornar a CLEAR uma marca global, a Unilever sabia que era preciso investir em marketing. Milhões de dólares foram despejados em patrocínios a grandes eventos e amostras em salões de beleza; o jogador português Cristiano Ronaldo foi escolhido como garoto-propaganda mundial; o ator e pop star coreano Rain Hawks, passou a representar a marca nocontinente asiático; a cantora Nicole Scherzinger; e a CLEAR se tornou a primeira marca de cosmético a estar presente no seleto círculo da Fórmula 1 através do patrocínio do piloto brasileiro Lucas Di Grassi e da escuderia Virgin Racing. Além disso, a empresa posicionou o produto em uma categoria mais upscale, assumindo o risco de fixar o preço 10% acima de seu principal concorrente. (Acho que...
tracking img