bracterias

483 palavras 2 páginas
BACTERIAS GRAM-NEGATIVAS AERÒBICAS ESTRITAS

INTRODUÇÃO

A Microbiologia (do grego: mikros, pequeno; bios, vida e logos, ciência) É o estudo dos organismos microscópicos e de suas atividades. Quando partimos para esta disciplina, devemos considerar que variados microrganismos podem provocar infeções, e que inúmeras também são as formas De diagnóstico e identificação dos agentes etiológicos destas enfermidades.
Os principais organismos estudados em Microbiologia são as bactérias, os fungos, as algas e os protozoários. Os vírus, apesar de não serem considerados vivos, tem algumas características de células vivas e por isso são estudadas como microrganismos.

OBJETVO

O objetivo deste estudo, abordagem descritiva com base em referencial Bibliográfico e documental coletado durante todo o decorrer do trabalho, busca demonstrar a Importância das bactérias, na decomposição de matérias orgânicas morta, agentes causadores de doenças e principalmente nas indústrias.

DESENVOLVIMENTO
Gêneros bacterianos importantes para alimentos
Pseudômonas
Bastonetes retos ou curvos, flagelo polar, produzem enzimas proteolíticas e lipolíticas, encontradas em alimentos refrigerados e congelados, em alimentos processados só por contaminação pós processamento (baixa resistência térmica).
Xanthomonas
Bastonetes retos, Flagelo polar, Catalase +, podem causar deterioração em produtos de origem vegetal.
Halobacteriaceae
Bastonetes, encontrados em ambientes com alta concentração de sal (halofílicas), crescem em alimentos salgados – produzem limosidade e odor desagradável (coloração vermelha).
Acetobacter
Bastonetes retos ou levemente curvos, coloração de Gram variável em função da idade das culturas, podem ser móveis (flagelos peritríquios) ou imóveis, produzem ácido acético a partir do etanol , importantes na produção de vinagres, responsáveis pela deterioração de sucos de frutas e bebidas alcoólicas (vinhos e cervejas).

Gluconobacter
Bastonetes ou elipsoidal, coloração de

Relacionados