Bpm e ferramentas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelagem de processos, Use Cases e ferramentas BPM
Glauco Reis (gsrt@terra.com.br) é Consultor em Java e metodologias OO, e especializado em plataforma IBM. Têm o título de SCJP 1.1 e 1.4, SCJWCD 1.4, e IBM CSE e IBM Websphere Application Server Certified. Escreve há mais de 8 anos sobre o tema Java e trabalha na área de informática há mais de 20 anos, participando também como palestranteCOMDEX e FENASOFT. É especialista em WebServices e está envolvido com a tecnologia BPMS, como arquiteto principal na criação de uma solução BPMS nacional.

www.portalbpm.com.br

Use cases, assim como modelagem de processos, normalmente são recursos utilizados para representar formalmente (escrita ou gráficamente) um sistema. Normalmente se têm utilizado a modelagem de processos para obtenção umavisão de mais alto nível da empresa e dos processos, enquanto que os use cases já estão focados em como cada funcionalidade discreta de um sistema será implementada. Como que um acordo entre cavalheiros, a modelagem de processos entraria como um primeiro passo no entendimento da empresa e sua estrutura, enquanto que os Use Cases já estariam focados no processo de análise e design orientado paraobjetos, para cada um dos sistemas. Vamos explorar neste artigo como estes elementos se relacionam, e o que vêm fazendo com que estes relacionamentos se alterem nos últimos tempos. Nos últimos anos, a modelagem de processos vêm evoluindo de forma a se contrapor ou mesmo suplantar em termos de capacidade de recursos a modelagem focada em Use Cases. A evolução das representações como a BPMN e osprocessos BPEL estão se tornando padrões poderosos, e provavelmente irão criar nos próximos anos novas metodologias de desenvolvimento. Esta é a proposta de algumas ferramentas BPM, e estamos muito próximos desta realidade (algumas estão presentes por aí). Neste artigo iremos analisar os desenhos de processos e de que forma eles se relacionam com os Use Cases. Para tornar claro o que será explorado aqui,estaremos utilizando como exemplo o sistema de gerenciamento de cursos em uma universidade. Ele é um case bem explorado pela Rational, em vários livros, além de ser simples e suficientemente pequeno para explorarmos neste artigo. A idéia do problema é simples : Uma universidade têm grades de cursos formadas por módulos, professores dispostos a ministrar estes módulos e alunos dispostos acursá-los. O mesmo exemplo foi utilizado por vários cursos da Rational e está no livro “Visual modeling with Rational Rose and UML”, de Terry Quatrani. Estaremos explorando pequenas partes deste exemplo, tentando explicar as idéias do sistema para cada pedaço sendo explorado.

Controle sobre o processo
As modernas metodologias de desenvolvimento, como a RUP, se preocuparam em quebrar os sistemas empequenas partes, e tratá-las de forma isolada, o que pode ser uma vantagem mas traz alguns impecilhos. Sob o ponto de vista empresarial, cada atividade isolada é parte de um processo maior, que precisa ser medido para apuração de métricas. Enquanto que para efeitos de desenvolvimento é conveniente se tratar atividades de forma isolada, para efeitos de gerenciamento de processos eles têminterdepêndencia, e precisam ser reajustados a todo momento. No sentido de integrar as duas necessidades, vêm se popularizando um novo tipo de ferramental chamado de BPMS (Business Process Management System), onde o apelo é um maior controle sobre o processo. O que esta nova idéia prega é que os sistemas atuais se preocupam com as funcionalidades isoladas do sistema, mas há pouca preocupação em permitir medidasque permitam melhorar o processo após implementado. Uma analogia poderia ser aplicada na área aeronáutica. Todos os procedimentos para vôos foram estabelecidos, e os pilotos conseguem atingir um outro ponto com precisão (seria o sistema construido). Alguns procedimentos dentro do avião são modularizados a ponto de poderem ser aplicados ou substituidos em certos tipos de aeroplano (é a...
tracking img