Boxe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Boxe

A primeira prova de pugilismo foi encontrada no Egito e remonta ao ano 3000ac. Os lutadores estavam nus e era parte das festividades do rei. Por anos e anos, o boxe evoluiu continuamente e foi aceito como um esporte olímpico em 688ac, na olimpíada de 23, em Olímpia. Onomastos de Esmirna se tornou o primeiro campeão olímpico. Mais de 2.600 anos mais tarde, o boxe permanece no programa dosJogos Olímpicos. A primeira competição de boxe nos Jogos Olímpicos dos tempos modernos foi a edição de 1904 em St-Louis (EUA), com surtos em sete categorias de peso (AIBA, 2012).
A divulgação do boxe no Brasil iniciou apenas em 1919, com Góes Neto um marinheiro carioca que avia feito várias viagens pela Europa, em 1923 foi criada a primeira academia de boxe no Brasil, em 1932, foi criada afederação do boxe carioca e paulista. A época do ginásio do Pacaembu, esse ginásio foi criado em 1940, e nele, pela primeira vez, podia-se ver lutas de brasileiros em nível internacional. O boxe atual é resultado de diversas modificações em suas regras, materiais e cuidados que evoluíram durante toda sua história, sendo que podemos observar que há uma busca constante na proteção dos atletas envolvidos,pois caso os cuidados não sejam seguidos corretamente, pode-se colocar a integridade do praticante em risco, devido, principalmente à aplicação de socos na face e crânio (Lucena et al, 2009). No boxe Olímpico, as lutas são divididas em três rounds de três minutos de duração por um minuto de descanso (AIBA, 2012).
  Nos Jogos da Cidade do México, em 1968, o Brasil conseguiu finalmente suaprimeira (e até agora única) medalha olímpica. Servílio de Oliveira perdeu na semifinal para o mexicano Ricardo Delgado e ficou com o bronze na categoria mosca. Ainda no México, Expedito Alencar representou o país, mas sem sucesso. Em Munique-1972, apenas dois atletas, Valdemar Paulino e Desdete Vasconcelos, representaram o Brasil nos Jogos. Ambos caíram logo na primeira fase. Já em Montreal-1976, onúmero de lutadores brasileiros cresceu. Raimundo Nonato Alves, Antonio Dias Toledo Filho, Francisco de Jesus e Fernando Martins foram até o Canadá, mas não conseguiram superar a terceira rodada. Em Moscou-1980, Francisco de Jesus e Sidnei Dal Rovere venceram duas lutas e só foram eliminados nas quartas-de-final. Em Seul-1988, o Brasil levou três atletas do Brasil, Joilson Santana, Peter Venâncio eWanderlei de Oliveira, todos sem grande destaque. Em Barcelona-1992, nenhum dos atletas (Lucas França, Luis Cláudio Freitas, Rogério de Brito e Adílson Rosa) conseguiu passar da segunda fase na competição. Em Atlanta-1996, o Brasil foi com sua maior delegação de boxeadores em sua história olímpica, com seis atletas: Jorge Luís Melo, José Ricardo Rodrigues, Daniel Bispo, Rogério de Brito, AgnaldoNunes e Zely Ferreira. Entre eles, o melhor colocado nos Jogos foi Daniel Bispo, eliminado nas quartas-de-final. Em Sydney-2000, novamente com seis boxeadores, o Brasil mais uma vez teve um desempenho fraco. Laudelino Barros, Cleiton Conceição, Valdemir dos Santos e José Albuquerque foram eliminados na primeira fase, enquanto o meio-médio-ligeiro Kelson Santos e o pena Valdemir Pereira caíram nasegunda rodada. Nos Jogos de Atenas, o melhor resultado do Brasil foi alcançado por Edvaldo Gonzaga Oliveira, que conseguiu chegar à segunda fase. Em Pequim, o Brasil esteve representado por seis atletas, um a mais do que em Atenas. Washington Silva e Paulo Carvalho foram bem e, apesar de não terem conquistado uma medalha, chegaram bem perto dela. Ambos perderam na última luta antes da semifinal,respectivamente nos 81 e 48 kg.
Os esportes de luta são geralmente divididos por categorias definidas por faixas rígidas de peso que visam equilibrar as disputas, minimizando as diferenças de peso, força e velocidade entre os competidores (Perón, 2009). Ornellas et al (2010) relata que o boxe foi à modalidade que apresentou maior constancia aos tipos diferentes de exercícios, os atletas de boxe...
tracking img