Bovinocultura de Leite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto



UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS
GRADUAÇÃO EM CIENCIAS AGRÁRIAS
COMPONENTE CURRICULAR: CRIAÇÕES ALTERNATIVAS
DOCENTE: FERNANDO AMARAL







BOVINOCULTURA DE LEITE COM ÊNFASE EM PROCESSAMENTO




DAIVYD SILVA DE OLIVEIRA





BANANEIRAS, PB
NOVEMBRO DE 2013
BOVINOCULTURA DE LEITE COM ÊNFASE EM PROCESSAMENTOTrabalho apresentado ao Prof.º Dr. Fernando Amaral da disciplina de Criações Alternativas do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, Campus III da Universidade Federal da Paraíba, em cumprimento as exigências avaliativas da referida disciplina.














BANANEIRAS, PB
NOVEMBRO DE 2013
Sumário






1. INTRODUÇÃO

Nos últimos 35 anos, o melhoramento genéticoaliado a melhores práticas de manejo dos rebanhos leiteiros aumentou significativamente a produtividade leiteira. A produção mundial de leite, em 2008, chegou a mais de 578 bilhões de litros, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). De acordo com a organização, os Estados Unidos lideram o ranking de países produtores com mais de 86 bilhões de litrosproduzidos, seguindo-se a Índia com uma produção de 44 bilhões, China 35,85 bilhões, Rússia 32,11 bilhões, Alemanha 28,65 bilhões e o Brasil aparece como o sexto maior produtor, com mais de 27 bilhões de litros.
O Brasil vem apresentando um constante crescimento na produção de leite. Só em 2008, a produção nacional apresentou um crescimento de 5,5%, quando comparada com 2007. Com um rebanho leiteiro de21.599.910 animais (segundo maior rebanho leiteiro mundial), o país produziu, em 2008, 27.579.383 litros de leite.
Especificando os dados por região, temos o Sudeste como maior produtor, com mais de 10 bilhões de litros ou 37% da produção nacional, seguido pelo Sul, com oito bilhões de litros produzidos ou 30% do total do país, em seguida vem o Centro-Oeste com 15%, o Nordeste com 12% e o Norte com6% da produção nacional, tendo como principais produtores os Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, que, em 2008, foram responsáveis por 81,7% do total produzido no País.
A participação da Região Nordeste em relação à produção nacional vem ganhando força na última década, tendo sido a terceira região que mais cresceu em participação neste período –cerca de 69%. Atualmente o Nordeste brasileiro é responsável por 12% de todo o leite produzido no país, destacando a produção por estados vem em 1º lugar a Bahia, 2º Pernambuco, 3º Ceará, seguidos de Maranhão, Sergipe, Alagoas Rio Grande do Norte, a Paraíba em 8º e finalizando o ranking, Piauí em 9º e ultimo lugar.
Para ROCHA e NOGUEIRA (2010), o leite está entre os seis primeiros produtos maisimportantes da agropecuária brasileira, ficando à frente de produtos tradicionalmente obtidos, como o café beneficiado e o arroz. O agronegócio do leite e seus derivados, onde o Brasil se posiciona como o sexto produtor mundial, desempenha um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população. Para cada dólar de aumento na produção no sistema agroindustrialdo leite, há acréscimo de, aproximadamente, cinco dólares no Produto Interno Bruto-PIB, o que coloca o agronegócio do leite à frente de setores importantes como o da siderurgia e o da indústria têxtil.
Com o aumento do consumo e da produção do leite, surgiu a necessidade de aprimoramento de técnicas e de higienização na obtenção, transporte e conservação do leite, com o objetivo de garantir umproduto limpo e saudável e com maior tempo de conservação. Por isso existem inúmeros processos que podem ser feitos ao leite para melhora da qualidade e aumentar a vida de prateleira do produto.



2. DESENVOLVIMENTO

2.1. MANEJO DE BOVINOS LEITEIROS ADULTOS

O conceito de manejo abrange todas as tarefas desempenhadas diretamente com os animais, no intuito de criá-los, mantê-los e...
tracking img