Bovinocultura de leite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Poucas profissões são tão árduas, monótonas e exige tanta dedicação como a do produtor de leite.
É interessante a nos consumidores para e pensar um pouco neste esforço e dedicação.
São 365 dias por ano, sob chuva ou sol, mesmas tarefas, horários para colocar nas prateleiras dos supermercados, padarias e mercearias o “nosso leite de cada dia” de todas as formas que conhecemos.Este leite é obtido a partir do gado leiteiro, e a ordenha pode ser feita manualmente (pouco usada em produções de grande escala) ou mecânica (mais rápida, eficiente e higiênica).
Veremos aqui as mudanças no setor, as tecnologias na produção de leite, as raças e suas vantagens e desvantagens, tipos de ordenha, as principais doenças e todo o processo desde da hora da ordenha até a hora que o leitechega na prateleiras.








































Raças

Na Bovinocultura Leiteira, temos varias raças cada uma com suas características, vantagens e desvantagens de acordo com o local de origem da raça, região e clima. Existem várias opções de raças e cruzamentos para produção de leite, sendo que as principais  são:
Raça Européia pura,especialmente selecionada para produção de leite, como a Holandesa , Pardo-Suiço ou Schwyz, a Jersey, a Guernsey, a Ayrshire. Dessas a mais conhecida e difundida é a Holandesa.
Raças  Zebú Leiteiras : Gir; Guzerá; Sindi.
Temos também a Girolando que é resultado do cruzamento da raça Gir com a Holandesa

Raças Européias

Holandesa

Mais especializado na produção de leite e também a mais difundidono mundo. Apresenta pelagem branca e preta ou branca e vermelha. Seu úbere possui grande capacidade e boa conformação. São exigentes em relação a cuidados , conforto e clima, matriz mais utilizada nos cruzamentos, grande valor comercial , se bem manejadas dão as novilhas dão sil a partir dos quinze meses .
A principal qualidade da raça Holandesa é a sua extraordinária capacidade de produzirgrandes volumes de leite. Outro ponto a ser destacado é o notável melhoramento alcançado na raça Holandesa em volume (ou quilogramas) dos componentes gordura e proteína. Embora a raça Holandesa seja corretamente associada com a produção de leite com os mais baixos teores de gordura e de proteína é importante salientar que o mais importante para a indústria são volumes de componentes,
E também tem umagrande diversidade de material genético existente hoje na raça Holandesa e a possibilidade de escolher sêmen de centenas de reprodutores provados de distintas famílias e linhagens.

O tamanho atual de uma típica vaca Holandesa é considerado excessivo. Vacas demasiadamente grandes apresentam de fato maiores exigências energéticas de mantença e, portanto precisam ter altos consumos de alimentospara atender esta alta demanda.
Outro ponto negativo é o calor , vacas holandesas tem sua termoneutralidade (temperatura de conforto) entre 5 e 20°C. Por isso para rebanhos Holandeses de alta produção será cada vez mais importante investir em instalações, práticas nutricionais e de manejo para amenizar o impacto das altas temperaturas , o que pode aumentar o custo da produção.Pardo-Suiço ou Schwyz
O Pardo-Suiço é uma das poucas raças puras do mercado que oferecem grande variedade de opções genéticas aos pecuaristas. Há linhagens especializadas para leite, frigorífico e dupla-aptidão.
Entre as atividades rurais, a criação de gado de leite é, provavelmente, a que exige maior dedicação por parte do criador.

A linhagem leiteira da raça, é gado caracterizado por animaisde grande porte, com pêlo de cor parda variando de muito claro até muito escuro, e pele pigmentada escura, cascos: pretos e fortes,bons aprumos.As fêmeas da raça apresentam idade no primeiro parto em torno de 30 meses. Mais de 99% dos partos têm curso normal. 
O efeito combinado da seleção genética e da melhoria do manejo geral e nutricional vem resultando em médias de produção crescentes e...
tracking img