Bourdieu - condicao de classe e posicao de classe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Condição de Classe e Posição de Classe
Pierre Bourdieu
Pierre Bourdieu durante o texto vai trabalhar, inicialmente, com as noções referentes à ideia de estrutura. No qual, alguns sociólogos aotrabalharem com a ideia de estrutura social, não sabem exatamente o sentido dado à estrutura. “Tomar a serio a noção de estrutura social é supor que cada classe social deve ao fato de ocupar uma posiçãona estrutura social, historicamente definida, e ser afetada pelas relações que a unem às outras partes constitutivas da estrutura, propriedade de posição, relativamente independente de propriedadesintrínsecas como certo tipo de pratica profissional ou condições materiais de existência” (Bourdieu, P.; p.p 51-52). Para Bourdieu, situação de classe pode se definir como posição no sistema das relaçõesde produção.
O autor também aponta a ideia dos sistemas de critérios que devem ser utilizados para definir, por exemplo, uma classe social, dependerá sempre em relação ao meio de relaçõesexistentes. Como exemplo, podemos tomar a ideia de que a classe alta de uma pequena cidade não apresentará as mesmas características da classe alta de uma cidade grande, mas que pode, sim, apresentar amaior parte das características da classe media. A preocupação do autor em sempre se fazer a analise da estrutura em relação aos meios de relações existentes leva a ideia do universalismo abstrato dosetnólogos.
A analise de estruturas referente à sua comparação deve ser estabelecida entre estruturas equivalente ou entre partes estruturalmente equivalente dessas estruturas. Para o autor, “asestruturas sociais de duas sociedades diferentes podem apresentar propriedade estruturalmente equivalentes apesar das diferenças profundas ao nível das características objetivas das classes que aconstituem” (Bourdieu, P.; p.p 55). Dentro da analise bourdieusiana, a posição de um grupo na estrutura social não pode ser definida de um ponto estritamente estático. Com isso, podem-se ocorrer distinções...
tracking img