Botânica e Sistemática Florestal - Inga edullis Mart

825 palavras 4 páginas
1 INTRODUÇÃO
Durante a disciplina de botânica e sistemática florestal, ministrada pela Prof.ª: Eliane Almeida, na Universidade do Estado do Pará, no campus VI situado no de Paragominas, na qual tivemos um aprofundamento maior em relação ao estudo das plantas, seus hábitos e sua taxonomia. A turma de Engenharia Florestal 2012 – A – teve inicialmente aulas teóricas em sala de aula, na qual abordamos conhecimentos gerais de botânica e sistemática florestal em seguida partimos para a parte prática no laboratório, estudamos nomenclatura floral, cada aluno escolheu uma espécie a ser estudada.

2 REVISÃO DE LITERATURA
Inga edullis Mart. Espécie popurlamente conhecida como ingá-cipo, ingá-de-macaco, ingá – macarrão, é uma espécie da família botânica fabaceae a mesma do feijão e do jatobá, a ingá – cipó pode ser encontrada na amazônia, caatinga, cerrado e mata atlântica, é uma espécie nativa mas não endêmica do Brasil, que ocorrem no Pará, Mato Grosso, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e em alguns outros estados.
Em relação as características de uma ingazeira geralmente é uma árvore pequena, em torno de 10 (dez) a 15 ( quinze) m (metros) de altura e tronco de até 65 (sessenta e cinco ) cm (centímetros ) de diâmetro, sendo a casca do tronco lisa e esverdeada, suas folhas são compostas, com 4 a 6 pares de folíolos e terminam de forma par, a haste da folha é alada e o último par de folíolos é maior que os demais, cada fruto possui muitas sementes envoltas por arilo branco adocicado, essas são as características principais das ingazeiras.
É uma espécie pioneira, bem tolerante ao sol, costuma perder parte de suas folhas em certa época do ano e é indicada para reflorestamento em áreas litorâneas, pois tolera água salobra ou solo encharcado de água doce.Possui crescimento rápido após o plantio, as ingás possuem gândulas em suas folhas que secretam substâncias que atraem formigas essa associação os protegem de eventuais ataques de animais herbívoros, que são prontamente

Relacionados