Botulismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA- MICROBIOLOGIA ACADÊMICO-





BOTULISMO












Introdução:
O botulismo é considerado a mais séria das intoxicações alimentares. Caracteriza-se pela doença produzida no homem e nos animais pelas toxinas da bactéria anaeróbia esporulada Clostridium botulinum.
A doença é geralmente adquiridapela ingestão de alimentos que não foram devidamente esterelizados. Geralmente, os alimentos envolvidos em surtos de botulismo humano são as conservas caseiras de vegetais e pescado, bem como embutidos de carne e presunto. A toxina não altera o sabor dos alimentos,tornando difícil identificar sua presença.
As espécies animais mais acometidas pelo Clostridium botulinum são os bovinos, eqüinos,ovinos, caprinos e também o homem. Os sinais clínicos do botulismo se desenvolvem após a ingestão das toxinas pré-formadas do Clostridium botulinum, caracterizado por manifestações nervosas. A toxina produz um bloqueio neuromuscular pela inibição da liberação de acetilcolina dos terminais das fibras colinérgicas.













Etiologia:
O Clostridium botulinium é um baciloesporulado Gram-positivo, estritamente anaeróbico, cujos esporos são estremamente resistentes ao calor. A temperatura de 100°C são destruídos apenas ao final de algumas horas, a de 120°C dentro de alguns minutos. Necessitam de um meio neutro ou moderadamente alcalino para sua multiplicação. A resistência a esterelização pelo calor diminui quando o pH é baixo, o que ajuda a explicar a razão porque asconservas de frutas ácidas nunca estão implicadas nos surtos.Os germes,por si só, introduzidos no organismo não são patogênicos, ele libera sua toxina a medida que prolifera sob condições estritamente anaeróbicas, nos alimentos ricos em nitrogênio.
No botulismo a toxina lesa o sistema nervoso periférico, a morte decorre da paralisia dos músculos respiratórios.A toxina não é inativada pela acidezdo suco gástrico nem pelas enzimas proteolíticas do estômago e do intestino superior. Ela pode também ser absorvida pelas membranas, mucosas do trato respiratório; por isso, deve-se tomar cuidado para impedir que a toxina seca seja inalada pelo pessoal do laboratório.
Onde encontramos o agente etiológico?
Encontrado no solo ( é da mesma família do bacilo do tétano, por isso a contaminação éfácil). É amplamente dissiminado no preparo de certos alimentos, como vegetais na forma de compotas e geléia, carnes e peixes em forma de conservas, enlatados ou em embalagens a vácuo. Se a esterelização é insuficiente há proliferação do Clostridium botulinium.














Epidemiologia:
É uma doença de baixa ocorrência, mas de alta letalidade. Ocorre no mundo todo, em geral conservascaseiras são os alimentos envolvidos. Muito raramente ocorre em conservas industrializadas. Pode ocorrer tanto em conservas vegetais quanto de carnes. Produzem 6 tipos:A B, C (C1, C2), D, E, F. Pelo tipo, podem se classificar epidemiologicamente: Tipo A: Humano; Alimentos: conservas domésticas. Carnes e Vegetais Tipo B: humano relacionada com conservas de carne de porco; Tipo C e D: ocorre emanimais; Tipo E: ocorre em humanos, relacionada com conservas de peixes; Tipo F: Desconhecido. A distribuição dos tipos é geográfica.,,

O Cl. botulinum e seus esporos estão amplamente disseminados no solo, pelo qual contaminada os alimentos. São anaeróbios estritos, por isso só se desenvolvem em alimentos hermeticamentes fechados, onde não há oxigênio. No Brasil se registraram casos nos últimosanos (1995-2007) em conserva de palmito, torta de frango, patê de fígado e tofu em conserva (importação da China, clandestina). Se desenvolve nas conservas, produz a toxina, a qual é destruída pelo calor. Por isso ocorre sempre em conservas não aquecidas. Em março de 2011, no Norte de Santa Catarina foram registradas mortes por suspeita de Botulismo, possivelmente causadas por ingestão de...
tracking img