Botulismo alimentar: riscos oferecidos pelo processamento inadequado de palmito em conserva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

Ciências Biológicas - Campus Pompéia – 7ASNP


Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Urbana e Ambiental de Araraquara


Alicia Concha
Juliana Lemos
Mariana M. Melli
Rubens Horikawa
Tatiana Oliveira

Professor Orientador
Claudete Canada

São Paulo

2011


CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

Ciências Biológicas - Campus Pompéia – 7ASNPPlano Diretor de Desenvolvimento e Política Urbana e Ambiental de Araraquara


Alicia Concha
Juliana Lemos
Mariana M. Melli
Rubens Horikawa
Tatiana Oliveira

Professor Orientador
Claudete Canada

São Paulo

2011




Sumário





1. Histórico da Cidade 4


2. Diagnóstico 6

2.1. Meio Físico 6
2.2. Meio Biótico 9
2.2.1. Fauna 10
2.2.2. Vegetação 10
2.3. MeioSocioeconômico 13
2.3.1. Saneamento 14
2.3.2. Economia 14
2.3.3. Política 14

3. Conclusão 18


4. Referências Bibliográficas 19





1. Histórico da Cidade

O nome Aracoara provém dos índios Guaianá que assim denominavam aquela região devido ao reflexo da luz do sol sobre a cordilheira. E foi sob a denominação de Campos de Aracoara, ou Sertão de Aracoara, que entrou para a históriaa área que abrange desde a margem direita do rio Piracicaba até os confins do norte e oeste do Estado de São Paulo, incluindo os municípios de Araraquara, São Carlos e região.
Apesar de distante dos grandes centros urbanos da época, a região foi parte de uma rota estratégica, que acabou incentivando sua ocupação. Durante o início do século XVIII, com a descoberta do ouro em Mato Grosso e maistarde, no século XIX, por ocasião da Guerra do Paraguai (1864-1870), sendo utilizada como um dos caminhos que levavam as tropas brasileiras ao Mato Grosso e, de lá, para as frentes de luta no Paraguai.
O processo de ocupação acontecia paralelamente ao sistema de distribuição legal de terras das sesmarias, que teve início em 1811. Escravos, camaradas, agregados e os próprios proprietários das terrase suas famílias compunham a mão-de-obra. Assim, aqueles criadores de gado e plantadores de roça se tornaram o primeiro grupo dominante da região, que, de zona pastoril, se transformaria aos poucos em campos agrícolas, cujas principais culturas seriam de início a cana-de-açúcar, seguida do café e, mais recentemente, a laranja e novamente a cana.
Fundada em 22 de agosto de 1817, Araraquara é umadas cidades de destaque nos cenários regional e nacional, especialmente pela qualidade de vida de sua população, traduzida num elevado IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), de 0,830 . Em 2010, a população do município foi contada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 208 725 habitantes, sendo o trigésimo quinto mais populoso do estado e apresentando uma densidadepopulacional de 207,49 habitantes por km².[4] Segundo o censo de 2010, 100 733 habitantes eram homens e 107,992 habitantes eram mulheres. Ainda segundo o mesmo censo, 202 802 habitantes viviam na zona urbana e 5 923 na zona rural.
Localiza-se a 21º47'40" de latitude sul e 48º10'32" de longitude oeste, a uma altitude de 664 metros.
A estrutura industrial do município está baseada na agroindústria,representada pelo binômio cana e laranja. Outros setores de destaque da economia local são os setores metal-mecânico, indústria têxtil, tecnologia de informação, aeronáutico e serviços, com empresas que empregam mão-de-obra intensiva.
Localizada próxima à vias que facilitam a vazão de seus produtos, como as. Rodovias SP-255 (norte/sul) e SP-310 (leste/oeste). Araraquara também abriga um dos principaisterminais ferroviários de carga do País, ligando regiões produtoras (Centro-oeste) e exportadoras (capital paulista e portos marítimos), possuindo também terminal de transporte aeroviário com um aeroporto com pista de 1.800 metros e dotada de iluminação noturna, o que, certamente, amplia o perfil de pólo regional de desenvolvimento do município.
Araraquara conta hoje com 21 empreendimentos...
tracking img