Botanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE FLORES, FRUTOS E SEMENTES.

PROFESSORA: LILIAN
CURSO: TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
Disciplina: BOTÂNICA APLICADA AO MEIO AMBIENTE

BELO HORIZONTE
2012

1) Explique a função das flores.
A função de uma flor é a de produzir sementesatravés da reprodução assexuada. Produzir e proteger estruturas encarregadas da reprodução sexual dos vegetais superiores.

2) O que são flores anuais, bianuais e perenes?
Plantas anuais

Plantas anuais são tipos de plantas que normalmente germina, floresce e morre completando o seu ciclo de vida num ano ou menos como, por exemplo, o tomateiro e o manjerico. Geralmente iniciam o seu ciclo de vidana Primavera, passando a um período de crescimento vegetativo. Morrem quando atingem o auge do seu estádio reprodutivo, mas ficam as suas sementes, que darão origem a novas plantas.
As plantas anuais têm geralmente sementes muito pequenas, mas que estão adaptadas a germinar e crescer mesmo em maus solos.
Algumas plantas sem semente podem ser também consideradas anuais, ainda que nãofloresçam.
Alguns exemplos de ciclos de vida longos de plantas anuais incluem espécies de jardim como as ervilheira-de-cheiro, amor-perfeito, zínias, etc. Mesmo que, eventualmente, estas plantas não morram depois de produzir semente e possam viver longos períodos se forem defendidas do frio em estufas, são consideradas como tendo ciclos anuais.
Plantas bienais
As plantas bienais são aquelas cujo ciclode crescimento - que se inicia com a semente passando pela planta vegetativa e pela planta florescente até, de novo, ao estádio de semente - se completa em duas estações de crescimento. Durante o primeiro ano o desenvolvimento das plantas bienais está, geralmente, limitado à fase vegetativa. A beterraba e a cenoura são plantas bienais que são aproveitadas no fim da sua primeira estação decrescimento.
Durante o segundo ano de vida, as plantas bienais, em geral, iniciam a sua fase reprodutiva.
No início desta fase os nutrientes e produtos fotossintetizados armazenados na raiz, e os que vão sendo produzidos nas folhas, são mobilizados para as novas formações. Durante este processo ocorre a floração, a frutificação e a formação de semente. Finalmente, ocorre a morte da planta.

Plantasperenes
As plantas perenes é a designação botânica dada às espécies vegetais cujo ciclo é longo. Vivem mais de dois anos e subdividem-se em dois grupos: herbáceas perenes, tais como muitas espécies de gramíneas, espargos, ruibarbo, flor-de-lis, etc., que não têm tecido lenhoso na sua constituição, e lenhosas perenes, que são caracterizadas por possuírem estruturas lenhosas e incluírem plantassarmentosas como a videira, arbustos como o rododendro, azáleas, etc.

3) Localize em uma flor a escolher, os estames, gineceu, pétalas e sépalas.

O padrão básico de uma flor constitui-se de um eixo caulinar de crescimento limitado, o receptáculo, que porta verticilos divididos em: cálice (sépalas), corola (pétalas), androceu (estames) e gineceu (carpelos). A flor é sustentada por um pedicelo(eixo caulinar que nasce na axila de uma ou mais brácteas). 

4) Sua flor apresenta brácteas? Qual tipo?
Sim. Brácteas na base do caule

5) Classifique a flor quanto ao verticulo floral.
Quanto aos verticilos as flores podem ser classificadas em: 
Flor completa: Flor que possui todos os verticilos florais férteis (androceu e gineceu)e inférteis (cálice e corola).
Flor incompleta: Flor ondepelo menos um dos verticilos florais está ausente

6) O que é o cálice de uma flor?
O cálice é o conjunto de todas as sépalas de uma flor, sendo, portanto, o verticilo mais externo das flores. Faz parte das suas estruturas estéreis. O cálice pode se apresentar dialissépalo – quando as sépalas são livres entre si – ou gamossépalo – quando estas são unidas entre si, em maior ou menor grau....
tracking img