Botanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Proteínas ou polipeptídios. A biossíntese protéica é resultado do processo de tradução da informação contida no material genético da célula; as proteínas são, portanto, a expressão da informaçãogenética. Esta informação flui do DNA para o RNA (linguagem de quatro "letras") e deste para uma cadeia polipeptídica (linguagem de 20 "letras"), no considerado "dogma central" da bioquímica.

OsAminoácidos são as unidades fundamentais das PROTEÍNAS. Todas as proteínas são formadas a partir da ligação em sequência de apenas 20 aminoácidos. Existem, além destes 20 aminoácidos principais, algunsaminoácidos especiais, que só aparecem em alguns tipos de proteínas.

Estrutura Química Geral
A presença de um carbono central alfa, quase sempre assimétrico; nas proteínas encontramos apenas "L"aminoácidos. Ligados a este carbono central, há um grupamento CARBOXILA, um grupamento AMINA e um átomo de hidrogênio. O quarto ligante é um radical chamado genericamente de "R", responsável peladiferenciação entre os 20 AMINOÁCIDOS. É a cadeia lateral dos aminoácidos. É o
radical "R" quem define uma série de características dos aminoácidos, tais como polaridade e grau de ionização em soluçãoaquosa. É a polaridade do radical "R" que permite a classificação dos aminoácidos em três classes: Aminoácidos com Radical "R" Apolar, Aminoácidos com Radical "R" Polar Não-Carregado, Aminoácidos comRadical "R" Polar Carregado Positivamente e Negativamente.

Aminoácidos em Solução Aquosa: Propriedades Químicas e Elétricas
Os aminoácidos são ANFÓTEROS, pois, em solução aquosa, comportam-se comoácido e como base, formando ÍONS DIPOLARES, a saber: O grupamento carboxila ioniza-se em solução aquosa liberando próton, e adquirindo carga negativa; O grupamento amina ioniza-se em solução aquosaaceitando próton e adquirindo carga positiva. Este comportamento depende do pH do meio aquoso em que o aminoácido se encontra. Em meio ácido, os aminoácidos tendem a aceitar prótons, comportando-se como...
tracking img