Botanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CASO BOTANICA MEDICAMENTOS[1]




AUTORES

Cláudia Ferreira Fernandes e Maria Angélica Salles de Oliveira Pinto
Estudantes de Administração – Universidade Federal Fluminense


PROFESSOR ORIENTADOR

Sandra Regina Holanda Mariano – Universidade Federal Fluminense




Em meados da década de 90, os empreendedores Tânia e Evaldo procuraram o Laboratório da BIO RIO, um dosmaiores pólos de biotecnologia da América Latina, que possui parceria com o SEBRAE, com o objetivo de adequar e aprimorar as técnicas de controle de qualidade de sua farmácia de manipulação. Inicialmente, a empresa fazia apenas o controle das fórmulas manipuladas, porém com o auxílio do Laboratório vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as matérias-primas da Botânica Medicamentostambém passaram a sofrer um rígido controle. Essas iniciativas permitiram à Botânica assimilar com sucesso as novas regras do setor de farmácias de manipulação. Ainda hoje, a empresa utiliza algumas das mais sofisticadas técnicas da Fundação BIO RIO para atender a padrões de qualidade cada vez mais rigorosos.


Em 1997, a Botânica Medicamentos procurou diretamente auxílio do SEBRAE paramelhorar os seus processos de produção e adequá-los segundo as regras de fiscalização determinadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), vinculada ao Ministério da Saúde. Foram ministrados, também, treinamentos e orientação aos proprietários quanto ao modelo de gestão das pessoas a ser adotado. A empresa pôde contar com uma assessoria durante um certo período de tempo após otreinamento recebido. O EMPRETEC foi um dos cursos realizados pelos empreendedores que contribuiu de maneira significativa para o progresso dos negócios.

Em parceria com o SEBRAE, a Fundação BIO RIO certificou a qualidade do ar ambiente da farmácia de manipulação Botânica, por meio do Programa SEBRAETEC. Ainda hoje, a farmácia recorre ao SEBRAE em busca de cursos, seminários, treinamentose consultorias, na busca por melhores práticas de gestão que tragam resultados positivos para o negócio.


FICHA TÉCNICA DA EMPRESA


Razão Social: Botânica Farmácia de Manipulação Ltda.
Proprietários: Evaldo e Tânia de Abreu
Ano de fundação: 1990
Número de funcionários: 26, além dos dois sócios
Área de atuação: farmácia de manipulação
Faturamento em 2002: R$823.000,00
Período deanálise do caso: outubro e novembro/2003



INTRODUÇÃO


A Botânica Farmácia de Manipulação é uma organização que visa contribuir para a saúde e bem-estar de seus clientes, por meio da manipulação e comercialização de medicamentos e produtos de higiene pessoal baseadas nos princípios de orientação e assistência farmacêutica.

A fase acima descreve a missão da BotânicaMedicamentos, uma farmácia de manipulação fundada em 1990 pelo casal Evaldo e Tânia de Abreu. Ele, um ex-funcionário da Petrobrás e ela, uma farmacêutica formada pela Universidade Federal Fluminense.

Tânia sempre nutriu o desejo de trabalhar num negócio próprio relacionado à sua profissão. Começou sua atividade empreendedora em São Fidélis, cidade situada no interior do Estado do Rio de Janeiro,produzindo xampus para serem comercializados na própria cidade. Os negócios expandiram-se e passaram a exigir uma estrutura de gerenciamento maior e mais sofisticada, de forma a tornar o negócio mais eficiente e organizado. O crescimento do negócio permitiu a Evaldo ingressar como sócio, juntando-se à equipe no esforço concentrado para a inauguração da primeira loja da Botânica Medicamentos emNiterói, no bairro de Icaraí. Os bons resultados da farmácia de manipulação estimularam os proprietários a abrirem a primeira filial no centro de Niterói, pois acreditavam que o ponto favoreceria as vendas dos medicamentos. Grande parte da preparação das fórmulas era feita no laboratório dessa loja filial que era maior que a matriz.


Tânia e Evaldo decidiram, então, concentrar toda...
tracking img