Bota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Medidas de proteção e equipamento complementar

Introdução

Quando a avaliação dos riscos mostra que uma máquina ou processo acarreta um risco de lesão, o risco deve ser eliminado ou contido. A maneira pela qual isso é alcançado dependerá da natureza da máquina e do perigo. Medidas de proteção em conjunto com guarda ou impedir o acesso de um perigo ou impedir o movimento perigoso em um perigoquando o acesso está disponível. Exemplos típicos de medidas de proteção são proteções intertravadas, cortinas de luz, tapetes de segurança, controles bimanuais e chaves de habilitação.

Sistemas e dispositivos de paragem de emergência estão associados com sistemas de controle relacionados à segurança, mas eles não são sistemas de proteção diretos, eles só devem ser consideradas como medidas deproteção complementares.

Como impedir o acesso

Proteções fixas fechadas

Se o perigo está em uma parte das máquinas que não requer acesso, a proteção deve ser permanentemente fixado na máquina, como mostrado na figura 21. Estes tipos de proteção devem requerer ferramentas para remoção. Os protetores fixos devem ser capazes de 1) suportar o seu ambiente operacional, 2) conter projéteisquando necessário, e 3) não criar riscos por ter, por exemplo, bordas afiadas. Os protetores fixos podem ter aberturas para onde a proteção encontra a máquina ou aberturas, devido à utilização de um gabinete tipo malha de arame.

Janelas fornecem maneiras convenientes para monitorar o desempenho da máquina, quando o acesso a essa parte da máquina. Cuidados devem ser tomados na escolha do materialutilizado, pois interações químicas com fluidos de corte, raios ultra-violeta e o envelhecimento pode levar os materiais da janela a degradar ao longo do tempo.



Figura 21: Guardas fixos

O tamanho das aberturas deve impedir o operador de chegar ao perigo. Tabela O-10 na U.S. OHSA 1910.217 (f) (4), ISO 13854, Tabela D-1 da ANSI B11.19, Tabela 3 na CSA Z432, e AS4024.1 oferece orientaçõespara a distância apropriada que um abertura específica deve estar de um perigo.

Acesso de detecção

Medidas preventivas podes se usadas para detectar acesso a um perigo. Quando a deteção é selecionada como o método de redução de risco, o projetista deve entender que um sistema completo de segurança deve ser usado, o dispositivo de segurança, por si só, não prevê a redução do risconecessário.

Este sistema de segurança geralmente é composto por três blocos: 1) um dispositivo de entrada que detecta o acesso ao perigo, 2) um dispositivo lógico que processam os sinais do dispositivo de detecção, verifica o estado do sistema de segurança e se transforma em dispositivos de saída ou fora, e 3) um dispositivo de saída que controla o atuador (por exemplo, um motor). A figura 22 mostra odiagrama de blocos de um sistema simples de segurança.



Figura 22: Diagrama de blocos simples do sistema de segurança

Dispositivos de detecção

Há muitos dispositivos alternativos disponíveis para detectar a presença de uma pessoa que entre ou permaneça dentro de uma área de perigo. A melhor escolha para uma determinada aplicação depende de uma série de fatores.

A frequência deacesso,
Tempo de parada de perigo,
Importância de completar o ciclo da máquina, e
Contenção de projéteis, fluidos, névoas, vapores, etc

Protetores móveis adequadamente selecionados podem ser interligados para fornecer proteção contra projéteis, fluidos, vapores e outros tipos de perigos, e são muitas vezes utilizadas quando o acesso ao perigo não é frequente. Proteções intertravadas também podeser bloqueada para impedir o acesso quando a máquina está no meio do ciclo, e quando a máquina demora muito tempo para chegar a uma paragem.

Sensores de presença, como a luz cortinas, tapetes e scanners, fornecem acesso rápido e fácil para a área de perigo e muitas vezes são selecionados quando os operadores frequentemente devem acessar a área de perigo. Esses tipos de dispositivos não...
tracking img