Botânica

Páginas: 3 (645 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
Introdução:
Este trabalho teve a finalidade de confeccionar lâminas histológicas por meio de cortes a mão livre com o objetivo de analisar diferentes estruturas secretoras, bem como suas diferenteslocalizações na plantas. Isso foi possível tendo como base os seguintes conceitos:
Estruturas Secretoras: São células ou estruturas pluricelulares especializadas presentes em diferentes partes docorpo da planta.
Estruturas secretoras altamente diferenciadas são chamadas de glândulas. Estas variam muito em relação ao tipo de substâncias que secretam. As glândulas podem ser altamente específicasem suas atividades, como é indicado pela predominância de um composto ou um grupo de compostos no material exportado por determinada glândula.
Histoquímica: A histoquímica é uma técnica histológicaque tem por objetivo a identificação da natureza química de constituintes celulares. Consiste na coloração específica desses constituintes, utilizando-se reagentes cito ou químico-histológicospreviamente estabelecidos que, ao reagirem com os componentes celulares, dão origem a produtos corados.
Importância para as Ciências Farmacêuticas: Esta metodologia é uma ferramenta importante para a áreafarmacêutica, pois auxilia na identificação da composição de estruturas vegetais, de compostos do metabolismo primário e secundário dos tecidos vegetais (por exemplo, compostos fenólicos, tais comolignina, taninos, flavonóides, cumarinas, ceras, mucilagens, alcalóides, aminoácidos e açucares). E, além do valor na localização microquímica dos princípios farmacologicamente ativos, as técnicas dehistoquímica contribuem, ainda, na identificação dos vegetais e em particular de sua natureza física, suas características morfológicas e a natureza de possíveis fraudes e modificações.
Objetivo:Objetivo principal deste trabalho é localizar e identificar as diversas estruturas presentes em locais distintos da folha de Alecrim
Foi analisada a espécie Rosmarinus officinalis, da família Lamiacea,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Botanica
  • Botanica
  • Botanica
  • botanica
  • Botanica
  • Botanica
  • botanica
  • botanica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!