BORRACHA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
BORRACHA

Composição Química
Composição Química aproximada da borracha bruta:

Hidrocarbonetos de borracha ---------------- ~ 93,7%
Proteínas ------------------------------------------- ~  2,2%
Carboidratos ------------------------------------- ~  0,4%
Lipídios naturais ---------------------------------- ~  2,4%
Glicolipídios e Fosfolipídios ------------------- ~  1,0%
Materiais inorgânicos---------------------------- ~  0,2%
Outros ------------------------------------------------ ~  0,1%



Obs.: Quimicamente, a borracha natural é um cis-1,4-poliisopreno, apresentando uma longa cadeia polimérica linear com unidades isoprénicas (C5 H8) repetitivas e com densidade aproximadamente igual a 0,93 a 20 °C. O isopreno é um sinónimo comum do composto químico 2-metil-1,3 butadieno.Fontes:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-borracha/borracha.php
 http://www.rubberpedia.com/borrachas/borracha-natural.php

Propriedades Químicas (fórmulas)
Admite-se que a borracha natural é um polímero linear (macromolécula), formado pela adição do isopreno (monômero). O isopreno é um hidrocarboneto pertencente aos dienos  (duas ligações duplas) e também pode ser denominado de2-metil-butadieno-1,3.





O hidrocarboneto que constitui a borracha natural, o poliisopreno  possui a fórmula molecular  (C5H8)n, onde n varia de 200 até 4000, de acordo com o tratamento utilizado. Estes valores correspondem a pesos moleculares compreendidos entre 13 600 e 272 000.

A reação de ozonólise demonstra que possui uma estrutura resultante da polimerização ordenada do isopreno, como mostra areação abaixo:


poliisopreno


Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-borracha/borracha.php


PLÁSTICO

Composição
 
Petróleo e gás natural são as principais matérias primas para a produção dos plásticos. O processo de produção normalmente começa com o tratamento de componentes do óleo cru ou do gás natural em um processo de craqueamento. Este processo resulta na conversãodestes componentes em monômeros de hidrocarbonetos, como etileno e propileno.
 
Outras etapas de processamento levam a uma ampla gama de monômeros, como estireno, cloreto de vinila, etilenoglicol, ácido tereftálico e muitos outros. Estes monômeros são então quimicamente unidos em cadeias, formando os polímeros. As diferentes combinações de monômeros levam a uma ampla gama de plásticos, comgrande variação de propriedades e características.
 
Muitos plásticos são constituídos de monômeros de hidrocarbonetos. Eles são formados pelas ligações de muitos monômeros entre si em longas cadeias, que formam uma estrutura, dando origem a tipos diferentes de plásticos, como polietileno, polipropileno e poliestireno. Embora muitos plásticos sejam constituídos somente de carbono e hidrogênio, outroselementos podem estar presentes em sua estrutura, como oxigênio, cloro, flúor e nitrogênio. O PVC, ou poli(cloreto de vinila), contém cloro; o nylon contém nitrogênio; o teflon contém flúor; o poliéster e os policarbonatos contêm oxigênio.
 
Os 7 tipos de plásticos mais importantes 
 
 
 
PET - Poli(tereftalato de etileno)                                
 
O poli(tereftalato de etileno) étransparente, inquebrável, impermeável e leve. Por conta de suas características, forma uma barreira capaz de reter gases e impedir a entrada de umidade, e isso é ideal para embalar bebidas, refrigerantes e outros alimentos. Como pode ser aquecido, também é utilizado na produção de bandejas para refeições pré-prontas, que podem ser levadas ao forno de microondas. O pet também é utilizado para embalaróleos, produtos de limpeza, cosméticos e produtos farmacêuticos. Ele também está em várias outras aplicações, como a produção de fibras para roupas e tapetes e plásticos de engenharia.
 
 
 
 

PEAD - Polietileno de alta densidade                                     
 
 
 
O polietileno de alta densidade tem muitas aplicações em embalagens de alimentos, produtos têxteis, cosméticos e embalagens...
tracking img