Borracha

Páginas: 2 (352 palavras) Publicado: 14 de março de 2013
Histórico
A história da reciclagem da borracha começou aproximadamente cem anos atrás, quando a borracha era se tornou uma matéria prima escassa. Em 1910 o preço de uma onça de borracha equivaliaao preço de uma onça de prata, essa era uma das razões do porque a média de reciclagem dos produtos feitos de borracha era de 50% . Com o tempo, a reciclagem decresceu, uma das causas foi o aumento douso da borracha sintética derivada do petróleo ou do gás natural. Outra causa foi o crescimento na demanda dos pneus radiais, por apresentarem maior resistência e eficiência que os pneus diagonais,devido a sua construção com cordonéis de aço e/ou nylon dispostos radialmente a carcaça. Eventualmente os pneus radiais foram descartados e sua reciclagem foi dificultada devido a sua resiliência, comisso o custo de reciclagem aumentou. Tendo isso em vista houve um acréscimo de pneus descartados incorretamente .
Posteriormente, como avanço tecnológico, novas formas de reciclagem surgiram, entreelas a desvulcanização, recapagem, recauchutagem e remoldagem de pneus. Surgiram também várias aplicações para a borracha reciclada, empresas hoje fabricam tapetes de automóveis, mantas para quadrasesportivas, pisos industriais e borrachas de vedação, entre outros produtos.
Cronograma:
-Em 1525, P. d'Anghieria relatou ter visto os índios mexicanos jogarem com bolas elásticas.
-1843: CharlesGoodyear patenteia o processo de vulcanização da borracha, que a deixa mais estável e resistente a mudanças de temperatura.
-1846: Robert William Thomson inventa o pneumático, mas logo abandona aideia em favor de tiras de borracha maciça em torno das rodas.
- Em 1888, John Dunlop inventou o pneumático, porém, foram para suas bicicletas.
- Em 1895, os irmãos Michelin foram os primeiros aadaptarem o pneu de Dunlop para o automóvel.
- 1904: Goodyear e Firestone lançam o pneu diagonal, reforçado por faixas de algodão sobrepostas.
- Em 1911, Philip Strauss inventou o primeiro pneu com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Borracha
  • Borracha
  • Borracha
  • Borracha
  • borracha
  • Borrachas
  • Borracha
  • Borracha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!