Borracha sintetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA

RELATÓRIO SOBRE A BORRACHA SINTÉTICA

BRUNA LAUANE SENA MELO
FRANK SALES
THONY MOTA
RICARDO CUNHA
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA QUIMICA
PROFESSOR CÉLIO

BELÉM/
JANEIRO/2012

INTRODUÇÃO

Borracha sintética é aquela que pode ser feita da polimerização de uma variedade dos monômeros(do grego "mono","um" e "meros", "parte", é uma pequena molécula que pode ligar-se a outros monômeros formando moléculas maiores denominadas polímeros), incluindo o isopreno (2-metil-1,3-butadieno), o 1,3-butadieno, o cloropreno (2-cloro-1,3-butadieno), e o isobutileno (metilpropeno).
A borracha natural que vem do látex é, na maior parte, isopreno polimerizado com pequena porcentagem de impurezas, o que limita asua variedade de propriedades disponíveis. Também, há limitações nas proporções de ligações duplas cis e trans resultantes dos métodos de polimerização do látex natural, que limita também as propriedades disponíveis da borracha natural, embora a adição do enxofre e vulcanização sejam usados para melhorá-las.
A primeira borracha sintética foi um polímero de dimetil butadieno (C4H6), fabricado naAlemanha durante a Primeira Guerra Mundial. Mas esta borracha era de qualidade muito inferior à borracha natural.
Muitos tipos diferentes de borrachas sintéticas estão agora em uso, sendo a mais difundida a borracha produzida pela polimerização do butadieno com o estireno. Em muitos casos esta borracha podendo até substituir a borracha natural já que resiste melhor ao envelhecimento, àsrachaduras e à abrasão do que o produto natural.
Entretanto, sua resistência e flexibilidade são pobres e em algumas aplicações, principalmente bandas de rodagem de pneus, é misturada à borracha natural. Uma outra borracha sintética é aquela obtida a partir do butilo. É impermeável aos gases e é utilizada nas câmaras de ar e no revestimento interno dos pneus sem câmara. Outros exemplos de borrachassintéticas incluem o policloropreno (neoprene), utilizado na indústria de fios e cabos, e borrachas derivadas de nitrilos resistentes ao óleo, utilizadas em juntas de vedação e nos cilindros que espalham a tinta das máquinas impressoras.
Algumas formas de silicone, poliuretano e PTFE (politetrafluoretano) são utilizadas como borrachas sintéticas. As borrachas sintéticas, assim como as borrachasnaturais, são compostas por pigmento negro, carbono e outros aditivos, tais como agentes corantes, plasticizadores, amaciantes e agentes vulcanizadores, para alterar ou melhorar as suas qualidades.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE BORRACHA NATUARAL E A SINTÉTICA?

A primeira é feita de látex, líquido espesso e branco extraído de uma árvore nativa da Amazônia: a seringueira (Hevea brasiliensis). A segundaé um derivado do petróleo, obtido por meio de processo industrial, e tem um custo três vezes menor. Em compensação, por ter moléculas maiores e mais pesadas, a borracha natural tem uma estrutura mais estável - o que significa que ela se desgasta menos com o atrito e é mais elástica, não se rompendo facilmente. São essas características que fazem com que os pneus de avião, as luvas cirúrgicas e ospreservativos sejam obrigatoriamente fabricados com borracha natural. Por outro lado, também devido ao tamanho e ao peso das moléculas, ela é permeável a gases e pouco resistente ao contato com solventes fortes - não pode ser usada, portanto, nas mangueiras de postos de gasolina.
"Esses problemas não acontecem com a maioria das borrachas sintéticas (existem mais de cem!), justamente porque suasmoléculas são menores e têm uma estrutura mais fechada", afirma o engenheiro agrônomo Marcos Silveira Bernardes, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, SP.

BUTADIENO

O butadieno é o produto mais valorizado da indústria petroquímica de primeira geração da atualidade. Sua principal aplicação é na produção de borrachas sintéticas, destacando o butadieno...
tracking img