Borracha de policloropreno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BORRACHA DE POLICLOROPRENO (CR)

A borracha de policloropreno é uma borracha sintética extremamente versátil com 70 anos de aplicação comprovada numa ampla gama de aplicações. Foi originalmente desenvolvida como um substituto da borracha natural.

Síntese do Policloropreno


As borrachas de policloropreno (CR) são polímeros diênicos (monômero de partida tem o esqueleto de umdieno conjugado, C=C-C=C), os quais constituem as borrachas sintéticas. São obtidas pela polimerização do monômero cloropreno, (2-cloro-1,3 butadieno), através de reações de adição. São conhecidas pelo nome popular de Neoprene, marca registrada da empresa DuPont para este tipo de borracha. A DuPont foi durante várias décadas o primeiro e único produtor da borracha de policloropreno. Introduziu nomercado uma grande variedade de diferentes tipos para satisfazer as diferentes necessidades da indústria.
O neopreno é uma borracha sintética de ótima qualidade, pois resiste muito bem a tensões mecânicas, aos agentes atmosféricos e aos solventes orgânicos. É também empregado na fabricação de juntas, tubos flexíveis e no revestimento de materiais elétricos.
O plicloropreno é umpolímero de alto peso molecular resultante da auto ou homo-polimerização do cloropreno. Conforme ilustra a equação abaixo.
[pic]
Figura 1 - Equação de polimerização do Neopreno
Falando-se brevemente do processo de polimerização, atualmente o mesmo processa-se através da adição de um radical livre catalisado em temperatura isotermicamente controlada de 20 a 50ºC. Quando se obtém o peso moleculardesejado, que é controlado pela densidade do látex gerado, a reação é interrompida. Após a separação dos monômeros não reagidos, o produto pode ser vendido como látex ou retira-se a água e prepara-se então a borracha para comercialização.
Pode-se variar as propriedades deste polímero controlando: a) peso molecular, b) tipo de modificador, c) concentração do modificador, d) conversãomonomérica, e) presença de outros monômeros e f) temperatura.
Os efeitos destas variáveis independentes tornam-se mais complexos pela interação com aspectos coloidais do sistema; a) tipo ou tipos de surfactante(s), b) concentração do(s) surfactante (s), c)concentração dos sais, d)tamanho do monômero, e) tamanho do polímero e f)proporção do monômero e da água.
Desde o princípio de seudesenvolvimento, descobriu-se que o elastômero de policloropreno possuía características semelhantes às da borracha natural. Ajustes e controle da reologia, bem como da taxa de cura, permitiram o uso de cargas e plastificantes, necessários para atender especificações de uso. Devido à ocorrência de constantes modificações e adaptações no polímero básico, conforme a necessidade de mercado, o polímero depolicloropreno vem mantendo sua forte posição como elastômero de uso geral no mercado de borracha.
Se o cloropreno for polimerizado sem qualquer aditivo de modificação, o produto obtido é tão duro e insolúvel que é impossível de processar, tendo, portanto, que se decompor a cadeia do polímero para permitir pontos de clivagem. Os dois métodos usados para obter a processabilidade são (1)copolimerização com enxofre (modificação por enxofre, exemplo Neoprene G) e (2) modificação por mercaptana (Neoprene tipo W). Na modificação por enxofre, formam-se múltiplas ligações de enxofre, aleatoriamente espaçadas na cadeia polimérica. O peso molecular é subsequentemente ajustado através de cisão da ligação do enxofre por meio de peptização com dissulfeto de tiuram. Por outro lado, nos polímerosmodificados por mercaptana e o crescimento da cadeia no peso molecular desejado, não necessita a peptização. Os policloroprenos do tipo T são polímeros baseados na modificação por mercaptana, mas também contém uma porção gelificada (pré-curada) que diminui o nervo e fornece propriedades de processamento superiores. No curso da evolução dos policloroprenos, a copolimerização e aditivos de cadeia...
tracking img