Borderline

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sobre a Consciência
Por John Wesley

"Porque a nossa glória é esta, o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e seriedade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo, e, mais especialmente, para convosco".(II Cor. 1:12)


1. Quão poucas palavras há no mundo mais comum do que essa, a Consciência! Ela está quase na boca de todo mundo. Ealguém, disso, poderia estar apto a concluir que, nenhuma palavra pode ser encontrada, que seja mais geralmente entendida. Mas pode ser duvidoso, se esse é o caso ou não; embora estudos incontáveis tenham sido escritos sobre ela. Porque é certo que uma grande parte desses escritores têm mais confundido a causa do que a esclarecido; que eles têm, usualmente, "obscurecido as deliberações por exprimirempalavras sem conhecimento".

2. O melhor tratado sobre o assunto, que eu me lembro de ter visto foi traduzido do Francês do Monsieur Placette, que descreve, de uma maneira clara e racional, a natureza e ofícios da consciência. Mas, embora ela tenha sido publicada perto de cem anos atrás, ela está em poucas mãos; e, de certo, uma grande parte desses que o têm lido, queixam-se, por fim, dele. Umoitavo volume de diversas centenas de páginas, sobre tal assunto simples, foi, igualmente, para provar uma experiência da paciência para muitas pessoas de entendimento. Parece, entretanto, que há ainda a necessidade de um discurso sobre o tema, breve, assim como, claro. Esse, através da assistência de Deus, eu irei me esforçar para suprir, mostrando, Primeiro, a natureza da consciência, e, Então, asdiversas formas dela; ao que eu devo concluir com algumas poucas direções importantes.

I. A natureza da consciência.

(1) Essa um homem muito piedoso do século passado (em seu sermão sobre a consciência universal) descreveu da seguinte maneira: — "Essa palavra, que literalmente significa, saber com o outro, e, excelentemente, demonstrada, na proposta bíblica, em (Jó 16:19) 'Eis que também,agora, aqui está a minha testemunha, no céu; e o meu fiador, nas alturas'. E também do Apóstolo, em: (Romanos 9:1) 'Em Cristo digo a verdade, (não minto), dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo'. Consciência é colocada no meio, debaixo de Deus, e acima do homem. É uma espécie de raciocínio silencioso da mente, por meio da qual, aquelas coisas, as quais são julgadas corretas, sãoaprovadas com prazer; mas aquelas, que são consideradas do mal, são desaprovadas com inquietude". Ela é o tribunal, no peito do homem, para acusar pecadores, e desculpar aqueles que fazem o bem.

(2) Para vê-la, de um novo ângulo: Consciência, tanto quanto a palavra em Latim, do qual ela se origina, e da palavra Grega, "suneidhsevs", necessariamente, implica o conhecimento de duas ou maiscoisas juntas: Supõe-se o conhecimento de nossas palavras e ações, e ao mesmo tempo, a bondade e maldade delas; se não, será, mais apropriadamente, a faculdade, por meio da qual, nós conhecemos, de imediato, nossas ações e as qualidades delas.

(3) Consciência, então, é aquela faculdade, pela qual nós somos - de imediato - conscientes de nossos próprios pensamentos, palavras e ações; e, do méritoe demérito deles; de serem bons ou maus; e, conseqüentemente, merecendo louvor ou censura. E alguns prazeres, geralmente, atendem a primeira sentença; algumas inquietudes, a última: Mas essas variam, excessivamente, de acordo com a educação e centena de outras circunstâncias.

(4) Pode ser negado que alguma coisa dela é encontrada em todo homem nascido no mundo? E que ela surge, tão logo,haja entendimento; tão logo, a razão comece a manifestar-se? E que todos passam, então, a conhecer a diferença que há entre o bem e o mal; quão imperfeitas, então, as várias circunstâncias desse senso de bem e mal podem ser? E que todo o homem, por exemplo, sabe, a menos que esteja cego pelos preconceitos da educação (como os habitantes do Cabo da Boa Esperança), que é bom honrar seus pais? E que...
tracking img