Bordados em tobias barreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O presente projeto tem por objetivo mostrar o comércio de maior renda de nossa cidade, Tobias Barreto ficou famoso em todo Estado de Sergipe pelo seu artesanato de linha (bordados) e de tecido e também da confecção de Mosquiteiros. Vale ressaltar a COOPERBORDADOS como a entidade que aglutina artesãos e mantém viva a história do artesanato no município. A criação da cooperativaconsolidou o artesanato de bordados no município de Tobias Barreto, de modo que tal empreendimento teve tamanha repercussão, que tem sido apresentado em alguns estados brasileiros e em países como Espanha, Portugal, Chile e Nicarágua, o que demonstra uma franca ampliação de mercado.
O trabalho de COOPERBORDADOS tem reconhecimento nacional e, graças a ela, o Município de Tobias Barreto recebeu em 2002 oselo “Mário Covas”, como município empreendedor.
Além disso, há também os trabalhos em couro e cerâmica. Dá suporte ainda à economia do município um Distrito Industrial, por meio da produção de bordados e de confecções.
A atividade comercial conta com o apoio da Câmera dos Dirigentes Lojistas de (CDL), desse município.
Grande parte do que é produzido no município é vendido diariamente no seumovimentado comércio, no Distrito Industrial (Pop Show / Imperador dos Tecidos) e também na feira da Coruja, que acontece todas as segundas-feiras e quintas feiras.

LEVANTAMENTO DE LITERATURA
O levantamento de literatura se deu com base em dados do Sebrae e pesquisas bibliográficas de alguns pdfs pesquisados em sites de pesquisa Google.
Foram pesquisados através do SEBRAE que existemaproximadamente 470 (100,0%) artesãos do segmento de artesanato de bordados e Micro fabricas de mosquiteiros, dos quais 367 (78,1%) se localizam no município de Tobias Barreto.
De acordo com SEBRAE, dos 367 artesãos entrevistados em Tobias Barreto, 38 (10,4%) estão localizados na sede do município e os 329 (89,6%) restantes distribuídos pelos povoados pesquisados: 77 (21,0%) em Samambaia, 61 (16,6%) emJabeberi, 61 (16,6%) em Nova Brasília, 46 (12,5%) em Capitôa, 28 (7,6%) em Campestre do Abreu, 21 (5,7%) em Barriga, 15 (4,1%) em Taquara, 12 (3,3%) em Agrovila e 8 (2,2%) em Macaco.
Dos 470 artesãos entrevistados 394 (83,8%) comercializam seus produtos através de encomenda e destes 340 (86,3%) comercializam mais de 80% de sua produção sob essa forma; 186 (47,2%) vendem na Feira da Coruja; 17(3,6%) a Cooperbordados, 2,3% através de sacoleiros e comerciantes, 2,2% a clientes avulsos, 1,9% por outras formas não especificadas, 1,2% no boxe e 0,4% na banca.
Disseminou-se em Tobias Barreto um grande número de pequenas fábricas de confecção de shorts, bermudas, mosquiteiros e produtos de cama, mesa e banho todos produzidos aqui em suas próprias fabricas para poderem ser revendidos nas lojaspor preços mais em conta. A produção, em parte, é feita nessas pequenas fábricas ou são repassadas para a produção doméstica de costureiras das zonas rural e urbana dos municípios. Mais recentemente, foram instaladas unidades de maior porte, uma delas com cerca de 300 empregados, que produzem em escala industrial.
Em geral, a aprendizagem do trabalho de costura é feita no próprioestabelecimento, em processo de aprendizagem fazendo, a partir da base de conhecimento trazido da família pelas costureiras.
Os trabalhos mais especializados, como o desenho dos moldes e a modelagem, são contratados a consultores que podem ser de fora do município.
No caso dos pequenos produtores, o grande escoadouro da produção é a Feira da Coruja realizada na sede do município. Parte da produção é enviadapara centro maiores, como Aracaju e Salvador, onde é vendida no comércio popular. O estado da Bahia é o grande comprador, chegando a certos casos a responder por mais da metade das compras.
Outro meio de venda significativo efetiva-se através das sacoleiras que podem adquirir produtos diretamente na fábrica ou na feira. No caso das empresas de maior porte, o mercado local é menos expressivo nas...
tracking img